[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

 

A Feira da Agricultura Familiar, realizada quinzenalmente pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), esteve presente nesta sexta-feira, 26, da V Semana da Qualidade de Vida. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) aconteceu no complexo administrativo da secretaria, no Distrito Industrial de Aracaju (DIA).

Foram cinco barracas instaladas na área externa para ampliar os conhecimentos da população quanto aos benefícios dos alimentos produzidos e comercializados pelos agricultores familiares, promovendo o uso de alimentos livres de agrotóxicos, além da praticidade de ter uma feira no ambiente de trabalho.

“A Feira está sendo bem aceita, principalmente pelos funcionários, já que poupa o tempo de sair do trabalho e ir a outras feiras”, conta a engenheira agrônoma do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Dsan) da Seides, Marília Cavalcante.

A funcionária pública da Seed, Valdene Vieira, disse que não tem tanta facilidade em encontrar produtos de qualidade e que para ela é muito mais prático e rápido fazer as compras no próprio local de trabalho. “A feira é maravilhosa! Nem sempre tenho a oportunidade de encontrar alimentos orgânicos para comprar”, comentou.

Na iniciativa, outros compradores desacostumados aos orgânicos tiveram a oportunidade de comprá-los pela primeira vez na Feira da Agricultura Familiar. É o caso de Leide Mari Santa Rosa, que esteve na sede da Seed por outros motivos e encontrou a feira. “Eu cheguei aqui para fazer outra coisa, vi que tinha essa feira e que era familiar, com produtos orgânicos, então resolvi experimentar”, disse.

Dentre os produtos apresentados na Feira esteve a linha de chás, temperos, itens sem açúcar e de soja, Namastê, produzida em Santana do São Francisco há 10 anos. A responsável pelo estande da marca, Vânia Santos, revelou que os produtos já são exportados para Dubai e Alemanha. “Nossa meta não é só vender, mas divulgar principalmente o chá gelado, quebrando o hábito dos refrigerantes. Chá não é só remédio”, contou.

A Feira da Agricultura Familiar acontece quinzenalmente na área externa da Seides, localizada a rua Santa Luzia, nº 680, bairro São José e integra consumidores locais e pequenos produtores rurais de frutas, verduras e legumes sem agrotóxicos; derivados do leite, mel, mangaba, doces artesanais e outros produtos. Assim, a produção e comercialização própria destes produtos garantem aos agricultores lucro total das vendas. As próximas datas nas quais ocorrerão a feira, até o final do ano, são os dias 8 e 22 de novembro, e 6 e 20 de dezembro.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.