[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Reforçando seu compromisso em beneficiar os pequenos produtores, assegurando a eles mercado para escoar sua produção e estimulando o plantio sem agrotóxicos, o Governo de Sergipe inaugurou a Feira da Agricultura Familiar no município de Indiaroba, nesta sexta-feira, 21, na Praça da Bandeira, Centro. A feira ocorrerá quinzenalmente, sempre no mesmo local.

A iniciativa agradou produtores e clientes. “Gostei muito dessa nova feira, é mais uma oportunidade de comprarmos produtos de qualidade”, destacou a professora Hortência do Nascimento.

A produtora Fabiana Vicente dos Santos, moradora do povoado Colônia Sergipe, em Indiaroba, agradeceu por poder comercializar seus produtos na Feira da Agricultura Familiar. “Agora meus produtos têm um destino certo. Antes eu vendia para o atravessador e meu lucro era bem pequeno. Com essa feira, vou ter um bom lucro garantido”.

A agricultora familiar Edilene Mota, discursou em nome de todos os agricultores. “Essa feira nos dá o direto de ter 100 % do lucro. As barracas da feira são limpinhas, organizadas. Só temos coisas boas para falar, pois aqui percebemos como o nosso trabalho é valorizado”.

As Feiras da Agricultura Familiar são um projeto do Governo de Sergipe, executado pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para fortalecer a agricultura familiar, criando frentes de comercialização para o escoamento da produção desses pequenos produtores rurais.

A diretora do departamento de Segurança Alimentar de Nutricional da Seides, Rosane Cunha, reforçou o compromisso do Governo do Estado em fortalecer a agricultura familiar. “O Governo de Sergipe traz mais uma feira para o interior do Sergipe, sempre com o objetivo de valorizar os agricultores, além de impulsionar a economia dos municípios sergipanos. Os produtores têm a oportunidade de vender seus produtos direto à população”.

O secretário executivo de Indiaroba, José Raimundo Ramos , representou o prefeito José Leal. “Essa iniciativa é um marco para o desenvolvimento econômico de Indiaroba e do pequeno produtor rural. A nossa intenção é fazer com que esse projeto cresça e que possamos beneficiar cada vez mais pessoas”.

Desde que o projeto foi criado, em 2010, já foram investidos R$ R$ 1.327.666,10 beneficiando cerca de 166 pequenos agricultores que comercializam os seus produtos diretamente com o consumidor obtendo assim 100% do lucro.

Representantes da Superintendência Federal da Agricultura em Sergipe, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) também participaram da inauguração da feira em Indiaroba.

“Nós, do Ministério, em parceria com a Emdagro estamos realizando um levantamento dos agricultores de Sergipe que ainda não possuem o certificado que comprova a comercialização de produtos orgânicos. Fizemos questão de visitar a feira, pois sabemos que esse projeto também incentiva a produção agroecológica”, destacou o representante do Mapa, José Rodrigues.

Calendário das Feiras nos municípios

-Boquim: semanalmente às quartas-feiras (a partir das 6h)

-Lagarto: semanalmente aos sábados (a partir das 5h30)

-Ribeirópolis: semanalmente às quintas-feiras (a partir das 5h)

-Neópolis: quinzenalmente às sextas-feiras (a partir das 6h30)

-Nossa Senhora da Glória: quinzenalmente às quartas-feiras (a partir das 6h)

-Estância: semanalmente às quartas-feiras (a partir das 5h)

-Indiaroba: quinzenalmente ás sextas-feiras (a partir das 9h)

Parceiros

Para a realização da feira a Seides conta com a parceria da Central de Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Sergipe (Centrafes), Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Icoderus), Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean), Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco do Estado de Sergipe (Banese), Banco do Brasil (BB), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), Projeto Dom Helder, Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) e Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.