[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para sensibilizar os moradores do bairro Porto Dantas quanto à problemática do lixo, 35 adolescentes do Projeto Agente Jovem realizarão a I Feira Ambiental no Centro Comunitário Integrado Berenice Campos. O evento que terá inicio hoje, 2, às 14h, prosseguirá até a próxima sexta-feira, 5, quando será feita uma caminhada ecológica, que percorrerá as principais ruas do bairro.

Quem tiver a oportunidade de prestigiar o resultado do trabalho de pesquisa de campo desses adolescentes, presenciará um show de conhecimentos ambientais. O Agente Jovem é executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Governo Federal, e atua na perspectiva de socializar e desenvolver o exercício da cidadania entre os participantes.

Eles estão preparando peças teatrais, fantoches, coreografias, paródias, além da exposição de materiais recicláveis e plantas medicinais para este evento, que trata da problemática do lixo. Dentre o desmatamento, a destruição dos mangues, a falta de água, entre outros itens, os agentes jovens descobriram que o lixo é o problema mais grave do bairro. Para obter esse resultado eles aplicaram um questionário junto à comunidade.

Segundo a orientadora social do projeto, Ana Carolina Costa Góis, a feira e a caminhada ecológica são resultados de uma pesquisa de campo feita com a comunidade do Porto Dantas e do Coqueiral. “Os próprios adolescentes elaboraram o questionário, com o intuito de detectar por meio de uma pesquisa de campo qual era o maior problema ambiental que essas comunidades sofriam”, explica a orientadora social.

O agente jovem José Robson Conceição Ferreira, 16, participa do projeto há apenas sete meses, mas já sente os resultados em sua vida.
“O Projeto Agente Jovem é um espaço muito importante para todos os adolescentes que tiverem a oportunidade de participar. Antes de ingressar no projeto eu não tinha uma leitura fluente, a quantidade de informações e conhecimentos, que agora tenho e um momento para poder até ajudar a minha comunidade”, diz José Robson.

Reciclar e reaproveitar

Como uma das soluções para a problemática do lixo os adolescentes apresentam a reciclagem e o seu reaproveitamento. Eles mostraram na prática como reciclar objetos que até então a comunidade jogava no lixo ou na rua.

Brinquedos feitos de vasos plásticos, porta-retratos e cestinhas de papel são alguns dos exemplos que os agentes jovens mostrarão a comunidade como forma de se reaproveitar. Também ressaltarão os benefícios da reciclagem, um deles será o de ganhar dinheiro juntando o que pode ser reciclável para vender a empresas especializadas nesse trabalho.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.