[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT), realizada entre os dias 17 e 23, abordou de forma lúdica, várias áreas da ciência. Em Sergipe foram desenvolvidas 144 ações com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec/SE), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). Ações de interiorização, presença de cientistas nas escolas, visita aos laboratórios das universidades e exposição científica foram algumas das atividades realizadas durante a semana.

Uma das ações do encerramento da SNCT foi a Exposição Científica, realizada no Shopping Jardins, nos dias 21 e 22, com a apresentação de projetos para a popularização da ciência apoiados pela Fapitec-SE. As crianças interagiram com os equipamentos expostos de forma tão íntima que os mitos de que matemática e física são matérias difíceis pareciam não existir, uma vez que os stands mais visitados pelos jovens pertenciam a essas áreas do conhecimento.

“Em 2011, a exposição científica buscou atender a um público maior, ao contrário dos anos anteriores, quando era mais voltada para estudantes. Foi também uma oportunidade dos pesquisadores mostrarem os projetos desenvolvidos a um grande número de pessoas”, afirmou o presidente da Fapitec/SE, Ricardo Santana. Segundo ele, além disso, houve uma maior atenção voltada de ações de inovação, que foi refletido na interação com o Sebrae.

O estudante da 3ª série do Ensino Fundamental, Guilherme Antônio presenciou quase todos os equipamentos expostos. “Estou achando muito divertido porque tem muita coisa diferente. Já interagi com os robôs e quero que minhas aulas de robótica comecem logo, pois também quero um”, afirmou o menino, demonstrando que uma das metas da SNCT, a de despertar o interesse tecnológico e científico, foi atingida.

Interior

Diversas atividades também aconteceram no interior do Estado, a exemplo do Campus da UFS em Itabaiana, onde foi realizada a IV Oficina de Ciência, Matemática e Educação Ambiental (OCMEA), reunindo 10 municípios sergipanos. Neste ano foram 2300 alunos inscritos, sendo que 30 escolas participaram do evento. Foram oferecidas cerca de 100 oficinas para estudantes do ensino médio e fundamental. “Um dos pontos positivos da OCMEA é a oportunidade dos alunos conhecerem a universidade e estabelecerem vínculos para, mais tarde, retornarem como alunos da instituição”, afirmou o pró-reitor de graduação da UFS, Francisco Sandro de Holanda.

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) também participou das atividades de interiorização. Foram incluídas na programação palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos visando incentivar atitudes científicas e de inovação. O IFS realizou atividades científicas em diversos municípios como São Cristóvão, Itabaiana, Lagarto, Estância e Glória.

Casa da Ciência

“O objetivo da Casa da Ciência na SNCT é envolver o maior número de pessoas, principalmente, crianças e adolescentes. Os alunos estão conhecendo equipamentos utilizados pela astronomia, podendo ver amostras do maior meteorito do planeta e tendo acesso à vários equipamentos utilizados por grandes cientistas”, afirmou o diretor  do planetário, Augusto César Silva, durante evento ocorrido na Casa da Ciência e Tecnologia de Aracaju Galileu Galilei (CCTECA), que recebeu centenas de estudantes durante a semana. A CCTECA disponibilizou várias salas com exposição de material científico e, sob orientação de monitores, os estudantes puderam interagir com os equipamentos, nesta que foi a 3ª participação da CCTECA na SNCT.

Ainda na SNCT 2011 foram apresentados 30 projetos  do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior ( PBICJr).  Neste programa, o aluno de ensino fundamental e médio tem a oportunidade de desenvolver trabalhos cientíticos nas escolas. No Colégio de Aplicação, no município de São Cristovão, os alunos participaram da apresentação dos bolsistas do PBICJr e de palestras sobre meio ambiente. Durante a SNCT aconteceu também a  XIX Jornada Espotiva,  Científica e Cultural do Colégio Aplicação (JECCCA). “O JECCCA tem por objetivo discutir sobre ciência de forma interativa. Além de apresentaçãos, tivemos exposição, palestras e oficinas para as escolas que nos visitam”, afirmou a coordenadora da jornada, Adjane Tourinho.

O diretor-técnico da Fapitec-SE, Marcelo Mendonça, ressaltou que a SNCT 2011 alcançou o resultado esperado. “Atingimos nossos objetivos e foi gratificante visitar as atividades e ver a participação de professores e alunos”, concluiu. De acordo com o Marcelo, a exposição no Shopping Jardins confirmou o quanto é importante levar a ciência para o jovem e a sociedade e ressaltou a necessidade  de  estreitar essa relação.

Realização

A SNCT em Sergipe foi coordenada pela Fapitec-SE em parceria com instituições  de pesquisas Embrapa/CPATC, Fanese, IFS, UFS, Sebrae/SE, ITPs, Sergipetec e Unit. A semana também  contou com o  apoio da Sedetec, Sebrae/SE, Semarh, Seed, Secult, Sergipetec, prefeituras municipais do interior do Estado, CCTECA, Museus e Casas de Cultura, CNPq e Ministério da Ciência e Tecnologia.

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.