[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Cerca de 383 famílias das comunidades dos bairros Santa Maria e Manoel Preto estão sendo beneficiadas com o programa Bolsa-Escola Cidade Criança. Desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, através da Semed – Secretaria Municipal de Educação -, o projeto, há oito meses em funcionamento, tem o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das famílias de baixa ou nenhuma renda, assegurando a freqüência das crianças à escola.
Segundo a coordenadora geral do programa Bolsa-Escola, Acácia Gimenez, o valor da bolsa é R$ 90 mensais para cada família contemplada. Além desse benefício, o programa oferece aos pais e alunos atividades sócio-educativas como palestras, aulas de música, e diversos cursos que estão sendo discutidos com outras secretarias do município para posterior implementação nas áreas trabalhadas.
“Já estamos desenvolvendo com os pais dos alunos o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, o Mova, que possui cerca de 52 participantes. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, durante duas horas e meia e são coordenadas por professores que recebem orientações pedagógicas semanalmente da equipe da Diretoria de Ensino da Semed”, afirmou Acácia.
As 283 famílias do bairro Santa Maria e as 100 do Manoel Preto contam com um plantão, onde estagiários devidamente capacitados prestam orientações e informações sobre o programa e outros assuntos de interesse dos beneficiados. “A proposta é que as necessidades reais dessas famílias sejam levantadas para que se possa, na medida do possível, minimizá-las. Para suprir algumas dessas carências, a Semed vem mantendo contato com a Fundação do Trabalho e com a ONG Missão Criança a fim de analisar a possibilidade de oferecer cursos de capacitação aos pais dos alunos, objetivando inseri-los no mercado de trabalho ou criar novas alternativas de geração de renda”, disse a coordenadora.
De acordo com a mãe de família contemplada, Hilma Santana, o programa tem contribuído para o desenvolvimento das crianças nas atividades escolares. “Estou desempregada e se não fosse o dinheiro que recebo do Bolsa-Escola Cidade Criança os meus filhos não teriam condições de ir à escola. Agora, posso comprar cadernos, canetas e os fardamentos para as crianças”, afirmou.
Acácia Gimenez disse que uma vez por semana acontece o Ciclo de Palestras, na recém inaugurada Escola Municipal Professor Diomedes Santos Silva, localizada no bairro Santa Maria, onde os beneficiários do programa participarão efetivamente da abordagem dos temas que envolvem questões sobre cidadania, sexualidade, preconceitos, dentre outros.
Segundo Elizabete dos Santos, que também é beneficiada pela Bolsa-Escola Cidade Criança, além da quantia em dinheiro que recebe, existem outros fatores positivos no programa. “As reuniões que participamos são ótimas, pois recebemos orientações sobre assuntos importantes, além dos cursos que participaremos. É uma oportunidade para aprendermos coisas novas e conseguirmos um emprego”, disse. A coordenadora da Bolsa-Escola Cidade Criança acrescentou ainda que o programa tem como diretriz a proposta pedagógica da Semed e desenvolverá atividades com as famílias contempladas objetivando
despertar uma consciência crítica onde cada indivíduo sinta-se sujeito de sua história.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.