[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania –, vem desenvolvendo desde maio o Projeto de Capacitação e Geração de Renda. O objetivo é proporcionar novas formas de trabalho para as famílias do Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. No início desta semana, começaram os cursos de tapeçaria e de artesanato em cerâmica e material reciclado, nos bairros Lamarão e Alto da Jaqueira.
Além dessas duas recentes capacitações, já vinham sendo desenvolvidos os cursos de Culinária, no Santos Dumont, velas decorativas, no São Carlos, moda praia, no Santa Maria e de bijuterias, no Augusto Franco. As aulas acontecem nas unidades do Peti dos respectivos bairros, com 30 alunos para cada curso.
Segundo a coordenadora do projeto, a assistente social Ana Pureza Prado Santos, a iniciativa está beneficiando 180 famílias. “Nesta primeira etapa estamos trabalhando com seis modalidades de capacitação. A próxima etapa provavelmente começa em julho, com mais oito modalidades”, afirma.
Durante o curso, a SMASC oferece atividades complementares tais como excursões, passeios e participação em eventos, buscando estimular o universo cultural, a sociabilidade e a interação do público em questão.
A secretária municipal de Assistência Social, Ana Côrtes, ressalta que o projeto é importante porque permite trabalhar com a família de crianças e adolescentes em situação de risco. “Com o Projeto de Capacitação e Geração de Renda buscamos alternativas para o desemprego, um dos maiores problemas enfrentados pelas famílias cadastradas no Peti. Muitas vezes é o desemprego dos pais que leva crianças e adolescentes ao trabalho. Além disso, não podemos tratar a questão do público infanto-juvenil fora do contexto familiar”, afirma.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.