[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Desde o início das chuvas que começaram no mês de abril, a Prefeitura de Aracaju entrou em ação para transferir as famílias que moravam em locais de riscos da Prainha, Marivan, Arrozal e do Morro do Avião, localidades situadas nas imediações do bairro Santa Maria. O prefeito Edvaldo Nogueira esteve pessoalmente no bairro, onde percorreu as ruas da comunidade, verificando os estragos causados pelas águas e determinou a urgente recuperação do que foi danificado. Edvaldo solicitou imediatamente um diagnóstico das condições das famílias que moram próximas aos locais de risco e também uma avaliação da necessidade de retirá-las do local.

A Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania (Semasc), trabalhando em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), retirou as 69 famílias que habitavam os locais de riscos e levou-as para casas alugadas. De acordo com a assistente social da Semasc, Maria das Graças dos Santos, apenas três famílias estão alojadas no galpão da Fundat. “Até segunda-feira nós estaremos remanejando essas últimas famílias para casas. Só não fizemos ainda porque precisamos vistoriar as casas antes para verificar as condições da habitação, higiene e segurança”, informa Graça.

“Além dos aluguéis que a PMA está pagando para as famílias, colchões, cestas básicas e cobertores foram doados para atender as primeiras necessidades das pessoas que perderam tudo e que muitas vezes até não tinham”, explica a assistente social da Prefeitura. Os agentes de saúde também estão dando continuidade aos acompanhamentos que antes já faziam com as famílias que foram desabrigadas, levando remédios e marcando consultas.

Para a ex-moradora do Morro do Avião, a catadora de lixo Anaides Xavier de Alcântara, a nova casa está acolhendo toda a família de forma muito segura. “Meu barraco era de taipa, e meus filhos e eu vivíamos no risco, com a chuva tudo piorou. Agora nós estamos bem, e se eu for comparar o local que antes morava com aqui, posso dizer que é um castelo”, desabafa Anaides.

Maria da Conceição de Jesus dividia a sua casa com cobras, ratos e muito mato. Hoje, a senhora de 72 anos, com vários problemas de saúde foi remanejada para uma casa com sala, dois quartos e banheiro. “Aqui estão morando cinco pessoas, contando comigo. O barraco do meu neto também caiu e ele veio pra cá. As assistentes sociais me atenderam muito bem e os agentes de saúde já vieram aqui e trouxeram remédios. Agora eu estou muito feliz por estar numa casa de verdade”, declara a moradora com muita satisfação.

A Prefeitura de Aracaju continua dando todo apoio às famílias desabrigadas com as últimas chuvas. As equipes de educadores e assistentes sociais da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania acompanham todo o processo de transferência das famílias que foram desabrigadas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.