[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Em busca de manter um intercâmbio com a população aracajuana, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), criou em agosto de 2002 o ´Fala Cidadão´. Com esse serviço, o cidadão pode tirar dúvidas, dar sugestões, fazer solicitações, reclamações e elogios.

O Fala Cidadão é um canal de inclusão com diversas formas de participação da sociedade na esfera administrativa, servindo como instrumento de aprimoramento e agilidade do serviço público. De acordo com a relações públicas da Secom, Gorette Gomes, o Fala Cidadão é um instrumento democrático de extrema importância para a gestão da Prefeitura. “Todos podem participar ativamente da administração da cidade, dando sugestões, tecendo elogios, críticas. A comunicação pode ser feita através de telefonemas, urnas espalhadas pela cidade, e-mails, cartas e fax”, informou.

Existem 12 urnas espalhadas em pontos estratégicos, onde as pessoas podem se expressar através do preenchimento de formulários. Elas estão localizadas nos Postos de Informações Turísticas da Colina do Santo Antônio e do Mercado Tales Ferraz; Ponte do Imperador; Galeria Álvaro Santos; Mirante da praia 13 de Julho; Ceac do Shopping RioMar; Rodoviária Nova; Aeroporto; Bibliotecas Públicas Municipais Clodomir Silva e Ivone Menezes e na Escola Municipal de Artes, entre outros.

Conforme Gorette, essas urnas são semanalmente recolhidas. “Aqui nós damos o encaminhamento para as diversas secretarias, dependendo do assunto. Por exemplo, sendo uma reclamação de buraco, nós mandamos o formulário para a Emurb, para que a mesma tenha conhecimento da reclamação e dê retorno ao cidadão”, colocou, acrescentando que, a Emurb após responder ao cidadão, comunica à Secom.

Além das 12 urnas, ainda existe uma urna itinerante que acompanha o Prefeito na realização dos eventos de grande porte e se faz presente também sempre que solicitada pelas Secretarias e Empresas Municipais. “Nós recebemos várias reclamações, sugestões direcionadas ao Prefeito. Então, direcionamos o material para ele. Um fator importante é que ele próprio responde, entra em contato com o cidadão”, explicou.

Ainda segundo Gorette, cerca de 60 formulários são preenchidos por semana e 20 e-mails são recebidos por dia. “A sociedade tem contribuído de maneira significativa e nós temos dado o retorno. Existem alguns casos em que as pessoas colocam no formulário apenas o e-mail e nós não conseguimos fazer a leitura, ficando sem ter como dar o retorno. Então é importante que o cidadão coloque também um número de telefone para contato”, informou.

Qualquer cidadão que deseje manifestar opinião, crítica ou elogio, pode entrar em contato com o setor de Relações Públicas da Secom através dos e-mails comunicacao@aracaju.se.gov.br, fala.cidadao@aracaju.se.gov.br, do telefone (79) 3218-7884 ou urnas espalhadas pela cidade. A Prefeitura também atende ao cidadão por meio de carta, no endereço: Prefeitura de Aracaju – Secom – Centro Administrativo Pref. Aloísio de Campos, rua Frei Luiz Canolo de Noronha, nº 42, bairro Ponto Novo, conjunto Costa e Silva, CEP: 49097-270.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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