Faixa de pedestre será respeitada
Participaram da coletiva o secretário de Comunicação, Cristian Góes, o diretor de Trânsito da SMTT, tenente-coronel PM Alberto Magno; o coordenador de Trânsito da SMTT, capitão PM Lima Alves, dentre outros assessores técnicos do órgão.
Ao iniciar, o superintendente relatou algumas experiências implementadas em Brasília/DF, que conseguiram resultados significativos em relação ao número de acidentes e, principalmente, ao número de vítimas fatais.
Segundo Luduvice, é necessário criar uma nova cultura no trânsito, priorizando uma mudança de comportamento do cidadão ao dirigir e do pedestre ao transitar pelas vias públicas. Ele explicou que, a partir do próximo dia 09 de outubro, bastará o pedestre solicitar passagem através do “sinal de vida”, para que os motoristas dêem a preferência.
“Para isso, os motoristas devem dirigir de forma mais atenta. Neste período inicial, estaremos contando com a ação de agentes de trânsito, policiais militares e guardas para promover a orientação do motorista de forma didática”, disse.
Luduvice explicou que desde o início da atual administração, a cidadania no trânsito tem sido prioridade absoluta.
FASES
Na primeira fase ocorreu o processo de conscientização através de intensa divulgação e realização de palestras e treinamentos com motoristas de ônibus, de táxi e do Município, além de três grandes caminhadas pela cidadania no trânsito envolvendo os diversos segmentos da capital.
Na segunda fase, a SMTT realizou uma maciça recuperação e implantação de faixas de pedestre por toda a cidade, fixando também placas de sinalização nos dois lados da via.
A terceira fase compreende a implantação propriamente dita com o propósito de estimular um novo entendimento dos motoristas, intensificando a divulgação das medidas através dos meios de comunicação até o dia 09 de outubro, quanto então serão deslocados agentes de trânsito, policiais militares e guardas orientando tanto os pedestres quanto aos motoristas. A efetiva ação dos agentes só ocorrerá em situações de limite que promovam riscos à segurança. “O principal objetivo é que o motorista respeite a faixa de pedestre e que os cidadãos atravessem dentro do seu limite”, justifica o superintendente da SMTT.
DIVULGAÇÃO
Henrique Luduvice também falou sobre a intensificação da divulgação das medidas através de 100 mil panfletos explicativos.
Eles serão distribuídos, já a partir de hoje, na praça Dom José Thomaz, no shopping Jardins, no shopping Riomar, na avenida Francisco Porto com Beira Mar, na Hermes Fontes com praça da Bandeira, em toda a extensão da praia de Atalaia, incluindo os bares da orla; no calçadão da João Pessoa, no Campus I e II da Unit, no Campus da Pio Décimo.
Paralelamente, serão veiculados filmes informativos nas emissoras de televisão e confeccionados adesivos para serem afixados no pára-choque traseiro dos veículos com a inscrição “Atenção: eu respeito a faixa de pedestre” que serão distribuídos à população. Inicialmente, todos os ônibus e táxis terão o adesivo, indicando que o motorista devidamente capacitado comprometeu-se em contribuir para a construção de um trânsito mais cidadão.
Luduvice explicou que a fase inicial de implantação e orientação terá a duração de 30 dias. Após este período, os motoristas que forem flagrados desrespeitando ou pondo em risco a solicitação dos pedestres passarão a ser autuados, conforme preceitua o Código Nacional de Trânsito, estipulando uma multa de 180 UFIR’s.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Faixa de pedestre será respeitada – Agência Aracaju de Notícias