Exposição homenageia os 50 anos do Banese
A primeira exposição temporária do Museu da Gente Sergipana é sobre os 50 anos do Banco do Estado de Sergipe (Banese). Intitulada de ‘Sementes da Gente’, ela mostra a vida de pessoas que tiveram idéias incentivadas pelo Banese e como essas iniciativas germinaram em Sergipe.
A história de pessoas beneficiadas com o apoio do Banco, bem como depoimentos de ex-presidentes e dos primeiros funcionários da instituição, são algumas das atrações da exposição, que destaca ainda empresas e municípios sergipanos que fazem parte da história do Banco.
A mostra expõe também peças do antigo maquinário utilizado na instituição, a exemplo de uma máquina de personalizar cheques, da década de 60, época da criação do Banco, e uma autenticadora Burroughs ano 1967, ambas anteriores ao processo de automação das agências.
“Aqui nós temos a história do Banese, que faz parte da história do Estado de Sergipe”, diz o presidente do Banco, Saumíneo Nascimento. De acordo com ele, a exposição sobre o Banese deve ficar cerca de três meses no Espaço de Exposições Temporárias do Museu da Gente Sergipana.
O Museu, localizado à avenida Ivo do Prado, 398, no centro histórico de Aracaju, foi inaugurado no final do mês passado, pelo Banese, em parceria com o Governo do Estado, e está aberto à visitação pública de terça a domingo, inclusive nos feriados, das 10h às 19h, com entrada gratuita.
Projeto âncora do Instituto Banese, o espaço dispõe de instalações em multimídia que expõem de modo interativo os mais diversos aspectos da cultura do povo sergipano.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Exposição homenageia os 50 anos do Banese – Visitantes do Museu da Gente Sergipana assistem a vídeos sobre a história dos 50 anos do Banese / Fotos: Luis Medonça