[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O secretário de Habitação de Camaçari (Bahia), Waldy Freitas, disse hoje que o Programa de Arrendamento Residencial (PAR) desenvolvido em Aracaju “é um espelho para todo o Brasil”. Acompanhado de dois assessores, o secretário conheceu o programa que lhe foi apresentado pelo vice-prefeito, Edvaldo Nogueira, detalhando todos os passos percorridos pela Prefeitura de Aracaju para assegurar moradias dignas às famílias aracajuanas.

“Nós soubemos através da Caixa Econômica Federal (CEF) que Aracaju foi o município que mais construiu habitações com recursos do banco através do PAR. Não tenho a menor dúvida de que o trabalho desenvolvido em Aracaju vai servir de exemplo para nosso município”, disse Waldy Freitas.

A visita in loco

Depois de conhecer como se definem os incentivos oferecidos pelo município para instalação do programa, as áreas selecionadas para executá-lo e como ele foi divulgado junto à população, Edvaldo Nogueira e o chefe de gabinete do prefeito, Oliveira Júnior, acompanharam o secretário Waldy Freitas e seus assessores até o residencial Costa Nova I para que eles pudessem ver de perto o sucesso da iniciativa.

Lá eles foram recepcionados pelo presidente da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) e responsável pelo gerenciamento do PAR em Aracaju, Edson Freire Caetano, pelo presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, e pelo superintendente da CEF em Sergipe, Gilberto Occhi.

“Aracaju já superou suas dificuldades iniciais, o que para nós é um avanço no sentido de evitar erros na implantação do programa”, avaliou Waldy Freitas. “O PAR aqui supera nossas expectativas pela quantidade implantada num prazo tão curto”. Até dezembro do ano passado, 3647 famílias receberam suas moradias do programa na capital sergipana.

A previsão é de que em março de 2006, mais de 6 mil famílias tenham adquirido suas casas próprias. Depois do Costa Nova, no bairro Aruana, os integrantes da comitiva visitaram os residenciais Horto do Carvalho e Sérgio Vieira de Melo, conhecido como PAR ecológico por estar sendo construído numa filosofia de preservação do manguezal. Eles estiveram ainda no bairro Santa Maria para conhecer as obras de reestruturação do projeto Santa Maria Protege.

A situação de Camaçari

Camaçari tem uma população de 190 mil habitantes e um déficit habitacional de 40 mil residências. O primeiro PAR da cidade foi iniciado ano passado e tem 128 apartamentos, que deverão ser entregues em março. Mais de 2800 pessoas estão cadastradas para este empreendimento e, de acordo com o secretário Waldy Freitas, cerca de 5 mil famílias têm condições de ser atendidas pelo programa na cidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.