[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

 

Desde o final do mês de janeiro, o Exército Brasileiro assumiu a operação carro-pipa em quatro municípios sergipanos: Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo e Porto da Folha. Essa ação é fruto do trabalho desenvolvido pela Coordenadoria Especial de Defesa Civil de Sergipe (CODEC), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), que, com seu trabalho, conseguiu que o Governo Federal reconhecesse as situações de emergência já homologadas pelo Estado.

Isso significa que, a partir de agora, o Governo Federal assume toda a responsabilidade com relação ao pagamento e distribuição da água nesses quatro municípios. Essa autorização partiu do Ministério da Integração Nacional, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil.    

De acordo com a CODEC, a operação carro-pipa teve início no mês de novembro do ano passado por conta da estiagem prolongada e, hoje, está presente em dez municípios. Além dos quatro que agora são atendidos pelo Exército, também se encontram em situação de emergência os municípios de Poço Verde, Carira, Pinhão, São Miguel do Aleixo e, mais recentemente Gararu e Nossa Senhora Aparecida, que aguardam somente o cadastramento dos caminhoneiros para o início da distribuição.  

Procedimento

Diante da situação apresentada pelos municípios, o Estado homologa o decreto de situação de emergência e, por sua vez, o Governo Federal reconhece. Com esse reconhecimento, o Estado deixa de ter a obrigação de bancar a operação nos municípios reconhecidos, para que o Governo Federal assuma esse ônus.

Segundo o tenente BM Alexandre Alves, gerente de planejamento da CODEC, a Defesa Civil de Sergipe tem trabalhado de modo que o Governo Federal reconheça todas as situações de emergência já homologadas pelo Estado. “Nós trabalhamos objetivando que o Governo Federal assuma todos os municípios, a exemplo do que vem fazendo nos Estados da Bahia e Pernambuco, que têm situação parecida com a nossa. A Secretaria Nacional de Defesa Civil nos comunicou que os municípios de Pinhão e Poço Verde também foram reconhecidos e, nas próximas semanas, o Exército assume a operação também nessas cidades”, afirmou.

De acordo com o gerente, todos os contratos que existem entre o Governo do Estado e os pipeiros nos municípios reconhecidos serão cancelados e novos contratos serão assinados diretamente com o Governo Federal.    

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.