[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), instituição vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (Sedetec), realizará terça-feira, 15 de dezembro, às 8 horas, no Auditório do Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS) a entrega do Prêmio Fapitec/SE de Divulgação Científica e a apresentação dos resultados parciais das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas do Programa de Bolsas de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR).

O Prêmio

Instituído em comemoração aos 10 anos da Fapitec/SE de fomento à pesquisa em Sergipe, o prêmio tem como objetivo incentivar a pesquisa em ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) e a comunicação científica. Em uma iniciativa inédita no Estado serão premiados jornalistas, pesquisadores e estudantes que trabalham no intuito de destacar a relevância da C,T&I para os avanços do desenvolvimento social e econômico de Sergipe, fomentando a produção, a difusão científica e popularização do conhecimento científico.

A comissão avaliadora do Prêmio foi formada por quatro especialistas, o pró-reitor adjunto de pós-graduação e pesquisa da Unit Temison José dos Santos, o chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros Edson Diogo, responsáveis por julgar as categorias Pesquisador Fapitec/SE e Jovem Pesquisador; pela professora do Departamento de Comunicação e Artes da UFS, Sônia Aguiar e pela diretora de redação da Aperipê TV, a jornalista Regina Gressler, responsáveis por julgar as categorias Jornalismo Científico Profissional e Jornalismo Científico Estudante.
 
Os avaliadores consideraram os trabalhos apresentados bons e aprovaram esta primeira iniciativa da Fapitec/SE em premiar aqueles que contribuem para a divulgação e para a popularização da ciência. “Receber a premiação é um grande prestígio e incentivo, pelo fato da Fapitec ser um órgão respeitado e conceituado de fomento à ciência. A escolha dos premiados, sem dúvida é o reconhecimento de seus trabalhos diante da comunidade científica”, declarou Edson Diogo.

Para a jornalista Regina Gressler o prêmio é um estimulo para a imprensa, já que aborda uma temática ainda pouco divulgada em Sergipe.“Este prêmio vem para estimular, pois falta esta aproximação da pesquisa científica com a sociedade. O jornalista pode e deve cumprir o papel de mediador, mostrando a relevância da ciência e da tecnologia na vida dos cidadãos”.

Apresentações DCR

A partir das 9h30 começará o segundo momento do evento. Sete pesquisadores do Programa de Bolsas de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR) irão apresentar os resultados parciais de pesquisas desenvolvidas há mais de 10 meses em Sergipe, dentro das seguintes áreas: Ecologia; Química; Agronomia; Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos; Engenharia Biomédica; Farmácia e Engenharia de Materiais e Metais.

Criado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o DCR visa estimular a mobilidade de doutores formados em grandes centros para regiões que necessitam consolidar suas bases científicas. Em Sergipe o programa é desenvolvido pela Fapitec, através de um convênio com o MCT e com o CNPq, que juntos têm trabalhado para atraírem e fixarem doutores. 

Desenvolvido em Sergipe, de forma contínua, desde 2007 o programa DCR, nestes dois anos foi responsável pela efetivação de 14 doutores no quadro de instituições de ensino e de pesquisa do Estado. Estes profissionais desenvolveram pesquisas que buscaram suprir demandas, sobretudo, na área de Tecnologia da Informação e em áreas tidas como prioritária pelo Governo para o desenvolvimento econômico do Estado, como as cadeias produtivas e os Arranjos Produtivos Locais.

Para o diretor-presidente da Fapitec/SE, Ricardo de Santana o programa DCR deve ser cada vez mais amplo em Sergipe. “O que esperamos é que os bolsistas DCR contribuam cada vez mais para o desenvolvimento social e econômico e para a cultura da ciência em nosso Estado, estejam presentes em todas as instituições de Sergipe que desenvolvem pesquisa e que sejam fixados para darem continuidade a seus projetos e desenvolverem tantos outros”, pontuou o diretor-presidente.

Os interessados em prestigiar o evento podem se inscrever pelo site www.fapitec.se.gov.br Todos os inscritos terão direito a certificado. O auditório do ITPS fica localizado na Rua Campo do Brito, 371 – Bairro São José. 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.