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O último dia da Conferência Estadual da Educação, etapa preparatória para a Conferência Nacional de Educação, está servindo para a realização de debates sobre os eixos da Conae 2014. Na manhã desta quarta-feira, 2, no Centro Profissionalizante José Figueiredo Barreto, os delegados se dividiram para a realização da sessão das Plenárias de Eixos. O evento terá prosseguimento à tarde, a partir das 14h, no Teatro Atheneu, momento em que será realizada a Plenária Final, e às 17h, o encerramento da Conferência.

Os delegados debateram durante a manhã e à tarde sobre os sete eixos: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação, Organização e Regulação; Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; e Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

Os delegados estarão avaliando o conjunto de emendas que foram propostas na etapa intermunicipal. “A partir daqui os delegados se posicionarão acerca dessas emendas, aprovando ou reprovando, fazendo novas modificações, e à tarde esse conjunto de emendas vai à plenária final e a aprovação desse documento vai compor a contribuição de Sergipe para o documento nacional”, explicou coordenador estadual do Fórum, Manuel Prado.

Melhoria na educação

Professores e alunos que participam desta etapa ressaltam a importância da conferência para promover melhorias na educação. Foi o caso de Larissa Alves, diretora da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (Uses) e uma das delegadas da conferência. Ela participou do eixo IV, que fala sobre a qualidade da educação, democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem. “Nós, estudantes, viemos com a visão de tentar melhorar cada vez mais o ensino. A gente quer que transforme o ensino médio em algo que o aluno se sinta interessado e motivado.”Estou achando muito produtivo e acho que a juventude está tendo voz nesta conferência”, disse.

Já Ana Luzia Costa Santos, uma das delegadas e professora da Escola Estadual Professora Judite Oliveira, vê na conferência um grande avanço para a educação. “Eu vejo como um avanço muito grande para a educação e para a democracia brasileira, porque o professor e os cidadãos devem participar das decisões políticas que são tomadas no nosso país. Precisamos avançar na melhoria da qualidade da educação pública brasileira”, afirmou.

A mesma opinião foi compartilhada pela professora Adriana Souto Oliveira Fernandes. Ela afirma que é de fundamental importância a participação de todos neste debate. “É importante abrir para toda a comunidade educacional a participação em um evento que vai trazer melhorias e benefícios para a educação. Espero que foquem na melhoria da educação básica brasileira e que a gente consiga transformar isso em lei, para que faça parte das emendas constitucionais brasileiras”, declarou.

A aluna Nicole Gabriele da Silva Soares, que estuda no Colégio Estadual Cleonice Soares Fonseca, também elogiou os debates que estão sendo realizados. Ela propôs uma das emendas, que trata da oferta de transporte para alunos de escolas públicas localizadas em povoados. “A educação do Brasil tem sido vista como um gasto, e não um investimento. Quem participa do dia a dia da escola, como alunos e professores, precisa correr atrás para fazer um plano melhor para a educação. Eu quero que algumas dessas emendas que nós propomos sejam atendidas”, disse.

O professor Fernando Aguiar, coordenador de plenária de um dos eixos, ressaltou a importância das discussões que a conferência proporciona para a comunidade escolar e sociedade em geral. “Vai nortear a educação e as transformações propiciadas pela educação no Brasil. Certamente que tem sido feito de uma forma regimental, democrática, participativa, em diversos segmentos da sociedade têm pensado melhorias não só para a educação como um todo, mas mais especificamente para a educação pública”, afirmou.

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