[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã desta sexta-feira, 26, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) recebeu a contribuição de 72 doadores. Por conta da redução do estoque de sangue que se agravou durante o mês de outubro, a unidade intensificou o trabalho de convocação de doadores através de ligações telefônicas e contato com parceiros para realização de coletas externas.
 
A outra ajuda vem dos veículos de comunicação sergipanos que divulgaram os dados do estoque de sangue do Hemocentro. De acordo com o setor de Cadastro, pela manhã, compareceram ao serviço 35 doadores voluntários ou espontâneos, outros 35 foram pessoas que efetuaram doação direcionada e mais 12 foram doadores convocados pelo Serviço Social.
 
Um grupo composto por seis estudantes do curso de técnico de enfermagem, da Escola de Enfermagem Santa Bárbara, em Aracaju, contou que resolveu doar, depois de assistir a uma reportagem na televisão. As estudantes contaram também que ficaram impressionadas com os dados relativos à falta de sangue.
 
“Foi uma colega nossa que conversando sobre a reportagem na televisão perguntou se não dava para vim doar sangue. No início fiquei sem saber se vinha ou não, até que ela acabou me convencendo. Estou satisfeita em poder ajudar”, informou Hortência Soares Santos, 19 anos.
 
Já Roseane Teles, 26 anos, explicou que duas das colegas não puderam doar porque não trouxeram um documento com foto e outra por causa da hemoglobina baixa.

“Mesmo assim, sem as outras colegas, resolvemos seguir até conseguir finalizar com a doação. Acho que se cada pessoa doar um pouco de si, vai ajudar bastante quem está nos hospitais precisando”, destacou a estudante.
 
“A partir das reportagens das emissoras sobre o baixo estoque, o movimento dos doadores nesses últimos dias cresceu. Passamos de 60 doações por dia para 100. Hoje essas estudantes dão um exemplo de solidariedade e esperamos que outras pessoas possam ajudar”, disse Fátima Basto, assessora técnica do serviço de Captação de Doadores do Hemose.
 
Doação

 
Para mais informações sobre o serviço, basta comparecer ao Hemose de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e aos sábados e feriados das 8h às 12h. A unidade está situada na Avenida Tancredo Neves, s/n, bairro Capucho, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). As pessoas podem, também, ligar para seguintes telefones: (79)3225-8000 e 3259-3174.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.