Estudantes de Poço Verde participam da Roda de Leitura
A Roda de Leitura desta terça-feira, 2, recebeu um público especial composto por estudantes de Poço Verde. Após uma viagem de mais de 150 quilômetros, cerca de 30 alunos da Escola Municipal Deputado Messias Góis participaram de um momento lúdico no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED).
Atentamente, os adolescentes acompanharam a leitura e discussão dos textos de Nelson Rodrigues e Carpinejar. A estudante Juniária dos Santos destacou que o momento foi muito produtivo. “Achei a Roda muito interessante. Eu me envolvi muito com as histórias, são diferentes do que estamos acostumados a ler na escola”, afirmou.
Para a estudante, o momento foi especial também por ter sido a primeira visita dela à BPED. Além de participar da Roda, Juniária e seus colegas tiveram a oportunidade de conhecer a Biblioteca Pública, suas dependências e todos os serviços ofertados. “Se Deus quiser eu ainda vou voltar aqui”, destacou.
A iniciativa de levar os estudantes para conhecer a biblioteca e participar da Roda de Leitura partiu dos professores e da direção da escola. “Essa é um forma de incentivar os nossos alunos a lerem mais. Muitos só lêem por obrigação e a Roda é um momento que dá para mostrar que a leitura pode ser prazerosa”, enfatizou a professora de Português e Redação, Maria da Conceição.
O diretor da unidade de ensino, Gildásio Vieira, também ressaltou a importância do incentivo à leitura entre os estudantes. “Participar da Roda de Leitura é uma oportunidade de aprender novas técnicas de abordagem da leitura para os professores e para os estudantes. Com certeza iremos colocar em prática, porque incentivar a leitura é despertar o aluno para uma vida de cidadãos mais críticos”.
Na ocasião, foram lidos textos de Nelson Rodrigues e Carpinejar, o que para a mediadora da Roda, Maruze Reis, significou uma descoberta para muitos estudantes.
“Para muitos foi o primeiro contato com esses autores e o fato de fazermos uma leitura mediada contribuiu para desfazer alguns preconceitos. Muita gente nem abre um livro de Nelson Rodrigues porque acha que é proibido. A leitura mediada tem essa capacidade”, explicou Maruze.
Rodas
O Projeto ‘Rodas de Leitura’ é uma iniciativa da Secretaria do Estado da Cultura (Secult), através do Comitê Sergipano do Proler. Em 2012, o projeto completou quatro anos de grandes contribuições para a disseminação da leitura no estado.
As rodas que acontecem toda primeira terça-feira de cada mês estão abertas a todos os interessados em conhecer um pouco mais as obras dos escritores contemporâneos brasileiros. Os encontros ocorrem sempre no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) a partir das 9h.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estudantes de Poço Verde participam da Roda de Leitura – Cerca de 30 estudantes estiveram presentes na Roda desta terçafeira / Fotos: Ascom/Secult