[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na abertura do evento “um parabéns especial ao Palácio Museu”, alunos com deficiência intelectual da Escola Estadual São Cristóvão visitaram o Palácio Museu Olímpio Campos (PMOC) e depois pintaram telas tendo como tema a impressão que tiveram do local e da visita na tarde desta segunda, 6. A ação faz parte da programação de aniversário de assinatura do decreto que criou o Museu Olímpio Campos, ou seja, o que está sendo comemorado é o aniversário do momento em que o governador Marcelo Déda assinou o decreto que transformou o Palácio Olímpio Campos em PMOC e, após minuciosa restauração, abriu o prédio à visitação pública.

Os estudantes especiais percorreram toda a área do Palácio acompanhados de monitores e professores da escola. Com olhar diferenciado, tocaram as peças e ouviram atentamente a exposição dos guias do PMOC, devidamente preparados para atender pessoas especiais. Após a visitação, os estudantes lancharam e em seguida participaram da oficina de pintura.

Os alunos especiais foram acompanhados com os pais e/ou os responsáveis. A aluna Ingrid Veloso visitou pela primeira vez o Palácio Museu Olímpio Campos. Na ocasião, sua mãe, Valdira Veloso, gostou da sua filha ter tido acesso ao projeto. “Achei maravilhoso e ela gostou bastante também, quando chegar em casa vai contar ao pai e aos irmão, fiquei encantada com a possibilidade da minha filha participar de um projeto como esse, especialmente desenvolvido para ela e para seus coleguinhas da escola”, opinou a dona de casa.

 A programação teve início nessa segunda, 6, e perdurará durante todo o mês de maio. Nessa primeira semana mais oito escolas e cerca de oitenta alunos farão o mesmo circuito de visitação e oficinas nos turnos da manhã e tarde. E, após a devida preparação, os quadros pintados pelos alunos especiais serão expostos no Salão Multieventos do Palácio Museu na exposição “Um parabéns especial ao Palácio Museu” e será aberta à visitação pública. No fim do mês de maio será realizado um evento de encerramento onde os alunos participantes das oficinas receberão um certificado do PMOC e farão apresentações artísticas.

O aluno especial, portador de deficiência intelectual, Vanderson Santos, fez questão de opinar sobre as suas impressões concernentes à visitação ao Palácio Museu Olímpio Campos. “Eu amei muito, gostei mais do barco e do trenzinho”, afirmou Vanderson, referindo-se à maquete Cidade de Aracaju que traz uma réplica do antigo bonde de Aracaju e do quadro de J. Inácio onde o artista fez o desenho de um barco em sua concepção artística.

O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Casa Civil, com objetivo de adicionar uma atividade inclusiva à programação especial de aniversário do PMOC, que no dia 21 de maio completa três anos. As secretarias de Estado da Educação (Seed), e da Inclusão Social (Seides) são parceiras na promoção do evento.

O Palácio Museu Olímpio Campos é dotado de acessibilidade a pessoas com deficiência e funciona na Praça Fausto Cardoso de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas e aos sábados e domingos das 9 às 13 horas. A entrada é gratuita.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.