Estágio extracurricular no HUSE capacita profissionais para avançar na carreira
A participação nos estágios extracurriculares organizados pelo Centro de Educação Continuada (CEC) do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) tem sido decisiva para os novos profissionais que buscam cursos de especialização e participam de concursos em outros estados. É o que revela a experiência das psicólogas Thaisa Aragão Santana e Rita Tatiana Amiel Castro, que estagiaram no Serviço de Psicologia Hospitalar (SHP) durante todo o ano de 2007 e foram aprovadas para um curso de aprimoramento no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Para elas, que vão participar do curso com bolsas financiadas pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fundape/SP), a experiência vivenciada durante o período em que estagiaram no HUSE foi muito significativa.
Foi fundamental o apoio que recebemos dos profissionais do HUSE desde o início, quando dissemos que desejávamos fazer esse curso. Todos nos ajudaram não apenas com o relato de nossas próprias experiências, mas também ao mostrar o trabalho em todas as outras áreas em que nós não estagiávamos, ressalta Rita Tatiana.
Apesar de estagiar diretamente no Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite (COOL), Rita teve a oportunidade de ampliar os conhecimentos acadêmicos participando ainda da atuação da psicologia hospitalar em outras unidades do HUSE.
Para psicóloga Thaisa Aragão, o conhecimento adquirido durante estágio extracurricular feito no HUSE também foi decisivo na hora de fazer as provas de acesso ao curso do Hospital das Clínicas de São Paulo. O que vivenciamos aqui foi muito importante para a aprovação, principalmente na entrevista, quando foi possível mostrar um pouco mais de tudo o que percebemos no cotidiano do hospital, a relação com os pacientes, a equipe profissional e a própria instituição em si, disse.
Segundo Adriana Amaral, coordenadora do Serviço de Psicologia Hospitalar do HUSE, o curso do hospital de medicina da USP, que tem um ano de duração, é um dos mais importantes do Brasil e reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Quem é faz esse curso já sai com o título de especialista em psicologia hospitalar, explica Adriana.
Psicologia Hospitalar
O serviço de psicologia hospitalar do HUSE é hoje o maior do Estado e conta atualmente com dez psicólogos e oito estagiários, estes últimos aprovados em processo de seleção realizado em janeiro deste ano. Eles atuam em todas as unidades do hospital com ações destinadas não apenas à recuperação terapêutica do paciente, mas também voltadas aos acompanhantes, servidores do HUSE e demais profissionais.
A psicologia hospitalar é importante não só para os pacientes e familiares, mas também para próprio servidor e o funcionamento da dinâmica do hospital como um todo, inclusive porque trabalhar a ansiedade e alguns fatores ligados ao processo de saúde do doente também contribui para a redução do tempo de permanência do paciente no hospital, explica Adriana Amaral.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]