Estado trabalha para minimizar efeitos da greve de agentes do Cenam
O Governo de Sergipe está tomando todas as medidas necessárias para evitar problemas no atendimento aos jovens sob proteção social do Estado atendidos pela Fundação Renascer no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam). Agentes de uma empresa privada de segurança contratada pelo Estado com parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE) estão oferecendo o suporte legalmente possível para garantir a rotina da unidade.
Por conta da greve iniciada nesta quinta-feira, 18, apenas quatro dos 12 agentes de medidas socioeducativas que deveriam estar no plantão estão trabalhando, o equivalente a 30% do efetivo. “A greve é um direito do trabalhador e não podemos impedir que ela aconteça. O que precisamos é de calma para trabalhar e manter as atividades em funcionamento”, explicou Gicelmo Albuquerque, presidente da Fundação Renascer.
De acordo com ele, é preciso ter muito cuidado para não incitar os jovens neste momento de greve. “Por isso seria importante que os agentes montassem seu movimento em frente à Fundação Renascer, e não nas unidades protetivas e educativas. Isso só faz com que os adolescentes fiquem exaltados, prejudicando o trabalho e tirando a tranquilidade de suas famílias”, disse Gicelmo.
O Sindicato dos Agentes de Medidas Socioeducativas foi recebido na última sexta, 12, pela secretária de Estado da Assistência, Inclusão e do Desenvolvimento Social, Maria Luci Silva. Na ocasião, eles reconheceram a importância de medidas que estão sendo providenciadas imediatamente pela Secretaria da Inclusão como a compra de equipamentos de proteção individual e reforma dos blocos A e B do Cenam, e compreenderam que a reivindicação de aumento salarial precisa de mais tempo para ser amadurecida nas instâncias governamentais.
Usipe
Também nesta quinta-feira, três adolescentes fugiram da Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usipe). Dois deles conseguiram completar a fuga, mas o terceiro sofreu queimaduras em 95% do corpo porque entrou em contato com uma grande descarga de energia elétrica durante a tentativa de pular o muro da unidade.
“Chamamos o Samu de imediato e todo o atendimento médico está sendo prestado a ele no Hospital de Urgência de Sergipe [Huse]. Lamentamos muito o ocorrido e nos solidarizamos com a família do jovem. Estamos à disposição para prestar todo o atendimento necessário e a situação no Usipe está sob controle neste momento”, explicou Gicelmo Albuquerque.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estado trabalha para minimizar efeitos da greve de agentes do Cenam – Foto: César de Oliveira