Estado realiza oficina com municípios para extrair dados do CadÚnico
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), através da Gerência Estadual do Cadastro Único (CadÚnico), realizou nesta sexta-feira, 4, uma oficina sobre o CECAD (Consulta, Seleção e Extração de Informações do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) para apresentar a ferramenta aos gestores e técnicos municipais.
A base de dados pode auxiliar estados e municípios a identificar vulnerabilidades sociais da população através de consultas e cruzamento de informações de diversos blocos do formulário do Cadastro Único, tais como a existência de trabalho infantil, pertencimento a grupos tradicionais e específicos, cor/raça, faixa etária e renda, entre outros.
O coordenador Estadual do Bolsa Família e CadÚnico, Carlos Passos, apresentou o CECAD e deixou claro que a versão ainda não está completa. “Hoje no CadÚnico encontramos uma pessoa a partir do nome e mais duas informações, com essa ferramenta será possível encontrar apenas com o nome e ainda fazer uso de outros filtros. A ferramenta CECAD estará disponível no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família e a versão será aperfeiçoada de forma contínua”.
“A política está mudando e o CadÚnico é uma das ferramentas mais importantes para realizar o trabalho da busca ativa, é a plataforma para trabalhar os planos de ações para erradicação da pobreza”, esclareceu a secretária de Estado e Inclusão Social, Eliane Aquino. “A Assistência Social não conta dá de fazer o controle social sozinha, é preciso trabalhar em conjunto com Saúde e Educação. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome [MDS] fará parcerias diretas com os municípios e, com isso, se faz necessária a formação de Conselhos”, completou.
A assistente social e representante do município de Riachão do Dantas, Amanda Gabriela, considerou o evento fundamental para o esclarecimento do uso da nova ferramenta. “Fui ao Congresso do Coegemas, em Fortaleza, e lá, antes da ferramenta ser disponibilizada, eles fizeram uma breve apresentação de como seria. Hoje pude clarear minhas ideias com o demonstrativo de especificações do CECAD”, frisou.
O secretário Municipal de Ação Social de Riachuelo, João Augusto, mostrou-se interessado pelo uso da ferramenta antes mesmo da oficina. “Achei a ferramenta bastante interessante, pois ela acrescenta o CadÚnico, então fui até o site do MDS e acessei a Instrução Operacional para aprofundar as informações sobre seu uso”, comentou.
Para mais informações sobre as possibilidades de consulta e visualização do passo-a-passo de uso do CECAD, acesse o site do MDS. www.mds.gov.br/bolsafamilia/legislacao-1/instrucoes-operacionais/2012
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estado realiza oficina com municípios para extrair dados do CadÚnico – A assistente social e representante do município de Riachão do Dantas
- Amanda Gabriela