[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Garantir recursos para que a sociedade civil organizada possa executar projetos de capacitação e qualificação profissional em comunidades carentes de Sergipe. Nesse sentido foi realizado nessa quarta-feira, 20, no auditório da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), a assinatura de convênios entre a secretaria, ONG’s e associações para o repasse de verbas. No evento também foi anunciada a capacitação que a Seides esta realizando com os gestores das entidades para a elaboração de projetos e captação de recursos.

Na oportunidade, 17 entidades foram representadas e assinaram o convênio com recursos, que variam de 34 mil a 102 mil reais. A secretária de Inclusão Social Conceição Vieira fez um resumo de sua administração à frente da Seides e observou a ação como mais um compromisso cumprido pelo Governo de Sergipe para fortalecer o trabalho realizado pela sociedade civil organizada.

Segundo Conceição Vieira, existe muita gente no Estado querendo abrir novas associações sem ter um corpo diretivo com capacidade e pessoas aptas para trabalhar na captação ou gerenciamento de recursos. Com essa preocupação, a Seides, só em Aracaju, está capacitando 100 dirigentes de entidades em cursos através da Sociedade Semear que vão possibilitar desde a elaboração de projetos de captação de recursos chegando até a prestação de contas, principalmente do Sistema de Gestão de Convênios do Governo Federal (Siconv).   

“Os cursos são destinados a elaborar estatutos, fazer a gestão da entidade, captar recursos e fazer a gestão e prestação de contas desses recursos. Entendemos também que se deve ampliar uma capacitação maior para o SICONV, que é o registro convênio de entidades com o Governo Federal. Através dele qualquer repasse para a entidade será acompanhado e fiscalizado on line. Então nós também estamos qualificando entidades nesse aspecto, fazendo uma parte inicial já com 100 entidades da capital. Entendendo que este indicativo é importante, a secretaria está oferecendo os recursos financeiros e a capacitação a nível técnico operacional. Isso está estreitando essa relação e esse compromisso de transformar Sergipe em um estado de direitos mais amplos, num estado de mudança real, num estado com mais oportunidades para todos” concluiu Conceição Vieira.

Para Terezinha de Souza Moura, Diretora da ONG ‘Um novo olhar sobre a natureza’, que capacita pessoas na produção de artesanato e bordado, o convênio no valor de 50 mil reais com a Seides chega em boa hora. “É um avanço muito grande e muito positivo. Estamos com esse projeto há um ano e com esses recursos vamos abrir um centro de produção em Aquidabã para trabalhar com todas as faixas etárias. O foco da nossa ONG está no meio ambiente. Tudo isso graças à sensibilidade da secretária Conceição Vieira e do Governador Marcelo Déda”, finalizou Terezinha Moura.   

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.