[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realizou na manhã desta sexta-feira, 17, uma reunião com os representantes dos municípios que decretaram situação de emergência no período em que Sergipe sofria com chuvas torrenciais no mês de abril. O encontro teve como objetivo estabelecer critérios para a realização da entrega de kits de material de construção às vitimas das enchentes.

O Governo Federal enviou em agosto o recurso para prestar atendimento às vitimas. A Seides ficou responsável pelo gerenciamento das ações de socorro. A outra parte do recurso ficou sob o gerenciamento da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), que são responsáveis pelas ações de construção e prevenção.

A Seides adquiriu 1.081 Kits de material de construção e investiu em 30.760 horas máquinas para serviço de recuperação de estradas que será executado pelo DER. De acordo com secretário executivo da Defesa Civil do Estado, Gilfran Mateus, o primeiro lote para a reconstrução das estradas será aplicado em janeiro de 2011. O recurso para aquisição dos materiais de construção foi liberados após processos licitatórios.

Organização

Durante a reunião, os representantes municipais receberam um termo de requerimento com a lista dos materiais que serão doados, que deverá ser assinado pelos prefeitos das cidades atingidas pelas chuvas, e uma lista com o nome dos beneficiários. No ato da entrega dos kits, os beneficiários assinarão um termo de recebimento comprovando a aquisição dos materiais.

A quantidade de kits doado para cada cidade foi baseado na reavaliação de danos realizada pelas Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec). A entrega dos kits será feita com a presença da Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Estadual e técnicos do Departamento de Assistência  Social da Seides.

Participaram da reunião os representantes da Barra dos Coqueiros, que receberá 33 kits, Brejo Grande (29), Carmópolis (204), Ilha das Flores (9), Itabaiana (15), Laranjeiras (382), Neópolis (4), Nossa Senhora do Socorro (59), Maruim (59), Pacatuba (35) e São Cristóvão (92).

Reconstrução

A secretária de Assistência Social de Carmópolis, Fátima Matos, afirma que o material de construção será de grande valia para as pessoas que tiveram suas casas danificadas. “A chuva danificou residências de pessoas com baixa renda. A população espera ansiosa por esses 204 kits. Dessa forma, podemos dar um conforto e melhorar a condição de moradia dela” ressalta a secretária.

O coordenador da Defesa Civil de São Cristovão, Luciano Santos, acredita os kits serão um presente de Natal para muitas famílias que sofreram com as chuvas. “Aqueles que tiveram suas casas danificadas estão vislumbrando um presente de Natal com esse material de construção. Torcemos para que a entrega aos beneficiários possa ser realizada até o final do ano”.

A coordenadora do Departamento de Diretorias de Políticas e Programas de Desenvolvimento Social (Dipis) da Seides, Sônia Lima, reforça o esforço do governo do Estado para realizar a entrega dos materiais até o dia 31 de dezembro. “Solicitamos que empresa ganhadora da licitação faça a distribuição logística dos materiais o mais rápido possível. Esperamos receber o termo de requerimento assinado pelo prefeito e em seguida, a distribuição será iniciada”, explica Sônia.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.