[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo do Estado vai instalar até o segundo semestre deste ano 14 pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Sergipe. Nove desses pólos já começaram a funcionar desde o último sábado, 18, e mais cinco estão sendo preparados para iniciar as aulas no segundo semestre. Os pólos instalados nos municípios de Arauá, Laranjeiras, Japaratuba, São Domingos, Porto da Folha, Carira, Estância, Poço Verde e Nossa Senhora das Dores já deram início às aulas. Os pólos de Propriá, Nossa Senhora da Glória, Brejo Grande, Areia Branca e Lagarto estão sendo preparados para receber os novos universitários no segundo semestre.
 
Os 14 pólos da UAB ofertarão sete cursos na modalidade a distância: Física, Química, Biologia, Matemática, Português, Geografia e História, para seis mil alunos aprovados na edição 2008/2009 do vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS). De acordo com o coordenador estadual da UAB, professor Jorge Costa Cruz Júnior, estão sendo investidos recursos na ordem de R$ 3,7 milhões na estruturação dos pólos.

O coordenador informou que o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e prefeituras municipais, pretende expandir o ensino superior para outras localidades do interior sergipano. O vestibular da UAB atende a alunos concluintes ou egressos do ensino médio e também garante 50% de suas vagas para professores da rede pública que desejam se graduar em algum dos cursos ofertados.
 
“São 50 vagas para cada curso de cada um os pólos. Todos têm o mesmo tempo de duração daqueles oferecidos pela UFS na modalidade presencial. Também é igual o método de inscrição no processo seletivo e a forma de certificação dos alunos. Os governos federal e estadual investem na estruturação da UAB prevendo a interiorização do ensino superior nas diversas regiões do estado”, destacou o professor Jorge Costa.
 
Interiorização
 
A instalação das UABs no interior do estado tem mudado o cotidiano da população estudantil. “Os nossos alunos saíam daqui para estudar em Penedo (AL). Naquele município a faculdade não é gratuita, e muitos deles não tinham condições de concluir. Hoje eles permanecem aqui na cidade por conta das novas oportunidades. Também recebemos jovens dos municípios circunvizinhos, a exemplo de Itabi, Gararu e até de Alagoas”, disse a secretária da Educação de Porto da Folha, Maria José Aragão.
 
O prefeito de Porto da Folha, Manoel de Rosinha, acredita no desenvolvimento do município com a instalação de um pólo da UAB. “Essa parceria entre os governos trouxe para o semiárido sergipano, uma região extremamente carente, a oferta de um curso superior para os nossos jovens. É muito gratificante. Só temos que agradecer”, disse o prefeito. Em Porto da Folha fazem parte da UAB 500 alunos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.