[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, representando o governador Marcelo Déda, abriu na manhã deste sábado, 8, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra Gripe Sazonal (comum) no município de Nossa Senhora do Socorro, na região da Grande Aracaju. A campanha foi aberta às 8h, na unidade de saúde Otaviana Matos, no conjunto Marcos Freire III, também com a participação da secretária de Saúde de Socorro, Maria Cecília Mendonça.

Além da imunização dos idosos, o sábado marcou o ‘Dia D’ em Sergipe da campanha contra a gripe A (H1N1). Durante o ato de abertura, Mônica Sampaio ressaltou o significado da campanha para a prevenção das gripes sazonal e Influenza A (H1N1) para a população idosa do Estado com idade acima dos 60 anos, estimada em mais de 170 mil pessoas.

“É uma vacinação importantíssima, pois aumenta a expectativa de vida do idoso, diminui as internações hospitalares decorrentes do agravamento dos quadros gripais, como a pneumonia, gerando, consequentemente, mais qualidade de vida para essas pessoas”, disse a secretária.

Ela também chamou a atenção para a necessidade do reforço da vacina contra a gripe pandêmica para as pessoas que estão nos chamados grupos de risco, como os idosos com doenças crônicas, gestantes, jovens dos 20 aos 29 anos e as crianças menores de dois anos.

Por isso, ela convocou a população alvo da imunização a aderir à campanha. “É importante que as pessoas busquem as unidades de saúde para se vacina, mesmo depois deste dia D. Para aqueles idosos que estão acamados, já há uma estratégia com as equipes do Programa de Saúde da Família [PSF], a fim de realizar a vacinação em domicílio”, explicou.

Importância

A importância de se proteger contra a gripe sazonal e o vírus Influenza A (H1N1) já foi absorvida pela população idosa do estado. Pensionista e mãe de dois filhos, dona Enedina dos Santos, de 75 anos e moradora do conjunto Marcos Freire III, foi a segunda a ser vacinada neste sábado. “Toda vez que tem esta vacinação eu procuro o posto, pois quando tinha gripe era horrível e pegava fácil uma pneumonia”, admitiu dona Enedina, que sofre de osteoporose e gastrite.

”Sinto-me agora mais protegida. É difícil obter serviços de saúde de graça e quando há, como neste momento de se vacinar, temos que aproveitar”, afirmou a doméstica e dona de casa Maria Hilda Conceição, de 68 anos, também do Marcos Freire III. Mãe de três filhos, Maria Hilda, que já sofreu seis derrames (acidente vascular cerebral), o último deles há poucos meses, já havia recebido a dose contra o vírus H1N1 há oito dias e neste sábado foi a primeira na fila para a vacinação da gripe sazonal.

Além das pessoas acima dos 60 anos, mulheres grávidas procuraram neste sábado a unidade de saúde Otaviana Matos. Foi o caso da doméstica Ana Paula Silva do Nascimento, de 34 anos, moradora do Marcos Freire III. Aos oito meses de gestação do quinto filho, ela também elogiou a campanha de imunização. “Saio daqui satisfeita, pois sei que com a vacinação estou protegendo a mim e a meu bebê”, sintetizou.

Metas

Com uma população idosa de 170.554 mil pessoas, a meta em Sergipe é alcançar 80% desse público, mantendo-o protegido da gripe comum. “Na campanha do ano passado, superamos a meta de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde, ao vacinar 89,72% das pessoas com idade acima dos 60 anos”, disse Sândala Oliveira, gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), também presente à abertura da campanha

Quanto à vacina contra gripe pandêmica (H1N1) para as gestantes e adultos na faixa etária de 20 a 29 anos, o Estado tem como meta vacinar 40.579 mulheres grávidas e 387.211 jovens dessas idades. “Em ambos os casos, as metas ainda não foram alcançadas”, disse a gerente de Imunização da SES. Segundo ela, no caso dos jovens adultos, ainda há uma resistência à imunização. “A maioria acha que, por ser jovem, é saudável e não precisa se vacinar”, justifica.

No caso das pessoas de 20 a 29 anos, até a manhã deste sábado, 8, já haviam sido vacinadas 272.501, enquanto o número de gestantes imunizadas chegou a 24.346. Quanto à população infantil menor de dois anos de idade, o Estado já havia superado a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, com a vacinação contra Influenza A (H1N1) de 57.823 crianças dessa faixa etária, o que representa 105,26% do estabelecido.

Socorro

Em 2009, o município de Nossa Senhora do Socorro superou a meta de cobertura vacinal da campanha contra a gripe sazonal, vacinando mais de 90% dos idosos. E essa mesma meta é esperada para esta nova imunização pela secretária municipal de Saúde, Maria Cecília Mendonça, que mobilizou pouco mais de 300 profissionais para a campanha.

“A nossa expectativa é muito boa, pois esperamos sensibilizar tanto os idosos quanto o público alvo que está nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a gripe A (H1N1)”, disse. Ela acrescentou que a meta do município é imunizar 6.849 pessoas com idade acima dos 60 anos, somente contra as gripes sazonal e pandêmica.

Com relação às gestantes, a meta é vacinar 3.460 delas contra Influenza A (H1N1). Até a manhã deste sábado, 8, o município alcançou o número de 1.516 doses aplicadas em mulheres e 17.667 para os jovens entre 20 e 29 anos, cuja meta local é alcançar 31.405 deles.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.