Estado inicia qualificação profissional do programa ‘Novos Rumos’ em Aracaju
O curso de cabeleireiro, que integra o Programa Sergipano de Qualificação Profissional ‘Novos Rumos’, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), foi iniciado nesta terça-feira, 16, no Espaço de Cultura e Convivência Social do Conjunto Bugio (Eccos-Bugio). O programa é destinado à qualificação profissional para o mercado de trabalho e enfrentamento da pobreza.
Com duração de três meses, o curso reúne 20 alunos. A instrutora de formação profissional do Senac, Sônia Maria Rosa Santos, explica a metodologia das aulas. “O curso de cabeleireiro é baseado em técnicas de postura, ética profissional, gestão do trabalho, saúde e segurança no trabalho, e técnico de embelezamento capilar. A aluna conclui o curso com aprendizado suficiente para iniciar a sua vida profissional na área de beleza. Tenho certeza que serão três meses muito proveitosos para todos nós”, diz.
A dona de casa Jaqueline dos Reis Silva, 30 anos, agradeceu a oportunidade de poder ter acesso gratuito a uma qualificação profissional. “Estou desempregada e tenho dois filhos menores de idade para sustentar. A situação é muito difícil, mas já recebo o Bolsa Família. Sobrevivo com esse auxílio do Governo e fazendo uns bicos. Tenho esperança que esse curso de cabeleireiro me traga a oportunidade de ter um a profissão e minha própria renda”, afirma.
Para Gilvanice Santos Barbosa, de 40 anos, a satisfação não foi diferente. “Preciso muito de uma profissão para ter condições de garantir a minha própria renda. O Senac tem reconhecimento no mercado e o curso é muito qualificado. Assim que receber o meu certificado, penso em montar o salão e começar a trabalhar”.
Eixos
Os cursos de qualificação seguirão em dois eixos: o da qualificação geral em áreas como pedreiro, gesseiro, pedreiro de estrutura, bolos e tortas, doces e salgados, serigrafia, entre outros; e o eixo da inclusão digital, com cursos de informática básica e avançada. Os cursos gerais serão ministrados pelo Senac e os de informática pelo Senai, ambos contratados pela Seides para o trabalho.
Nessa fase, o programa ‘Novos Rumos’ vai beneficiar 2.720 pessoas, em 21 municípios sergipanos, os quais foram selecionados com base no seu Índice de Desenvolvimento Familiar (IDF). São eles: Brejo Grande, Pacatuba, Gararu, Porto da Folha, Itaporanga D’Ajuda, Poço Redondo, Nossa Senhora do Socorro, Salgado, Riachão do Dantas, Arauá, Santa Luzia do Itanhi, Indiaroba, Cristinápolis, Tomar do Geru, Pedrinhas, Aracaju, Barra dos Coqueiros, Carira, São Miguel do Aleixo, São Francisco e Santa Rosa de Lima.
Os cursos de informática vão iniciar no dia 5 de setembro e acontecerão em nove escolas da rede estadual, no projeto social da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) e nos Eccos que possuem laboratórios de informática. Além de resgatar a autoestima dos participantes, o programa ‘Novos Rumos’ oferece a oportunidade de adquirir novos conhecimentos para buscar a inserção no mercado de trabalho.
- Estado inicia qualificação profissional do programa ‘Novos Rumos’ em Aracaju – Fotos: Edinah Mary/Seides