[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, participou nesta terça-feira, 21, do encontro promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) com os rizicultores de Neópolis, Ilha das Flores, Brejo Grande, Japoatã, Telha e Propriá. Realizada no Ginásio de Esportes de Neópolis, a reunião definiu uma estratégia operacional para a produção e comercialização de arroz das safras 2011/2012. O Estado adquiriu sementes de arroz para doar aos produtores e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará a compra do grão produzido.

O vice-governador do Estado, Jackson Barreto, participou do encontro e ressaltou o novo momento que a região do Baixo São Francisco viverá na área da agricultura. “Vamos equilibrar socialmente o nosso Estado. Não queremos que essa região fique excluída dos benefícios que os outros territórios de Sergipe recebem. Por isso o Governo está dando a atenção que essa população merece, através de construção de Clinicas de Saúde da Família, reforma de hospitais, além de recapeamento das estradas. Agora viemos dizer aos rizicultores que o Governo está atento à problemática deles também”.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, José Sobral, o encontro serviu para encontrar uma solução que traga benefícios diretos para os rizicultores do Estado. “Essa é uma preocupação do governador Marcelo Déda. Queremos deixar claro que vamos tratar desse assunto com muito critério. A ideia é acabar com atravessadores para que o produtor seja beneficiado diretamente. Para isso, precisamos trabalhar através de parcerias, em conjunto e com muita transparência”.

O superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Paulo Viana, ressaltou os avanços promovidos pelo governador Marcelo Deda, lembrando as parcerias consignadas a partir de 2007 entre os governos Estadual e Federal – quando os problemas reais da região começaram a ser equacionados de forma prática. Viana lembrou ainda dos diálogos que permitiram atividades consentâneas com a realidade da região, ampliando-se à medida que são ajustados atendimentos das demandas partidas do próprio produtor.

Compra de sementes

Segundo Eliane Aquino, o Estado já providenciou a doação de sementes de arroz para serrem distribuídas com os rizicultores de Sergipe. “Garantimos a compra por meio de um termo de cooperação técnica entre a Seides e Seagri, em breve estaremos entregando aos rizicultores do Estado. Deixo claro que esse Governo não atende a pedidos políticos e não trabalha de forma assistencialista. Ao contrário, lutamos pelo desenvolvimento da população sergipana, pois só assim veremos o Estado crescer”.

Atendendo ao pleito do secretário José Sobral, a Conab já assegurou a compra do arroz em casca, medida de extrema importância para a regulação do preço do produto no mercado regional. Na ocasião, a secretária Eliane Aquino  recebeu algumas solicitações que foram entregues através de ofícios por produtores da região. Nos documentos, os agricultores solicitavam a inserção do Programa de Transferência de Renda Mão Amiga para outros municípios. A secretária destacou que a Seides já está analisando a inserção de outras cidades no Programa.

Para o prefeito de Neópolis, Marcelo Guedes, o momento de discussão das necessidades dos agricultores aponta para a revitalização da rizicultura em Sergipe. “Em nosso município são gerados mais de dois mil empregos através da rizicultura, por isso, nossas reivindicações são que o Governo articule com os agentes financeiros o financiamento da safra, promova a doação das sementes e garanta a comercialização”.

Papel da Emdagro

Como empresa de assistência técnica e extensão rural, a Emdagro tem o papel de orientar os agricultores familiares no campo e cadastrá-los para participarem da venda direta com a Conab, emitindo, para tanto, as Declaração de Aptidão do Produtor (DAP) – uma vez que para ter o acesso ao programa o agricultor deverá possuir o respectivo documento.
 
O presidente da empresa, Jefferson Feitoza de Carvalho, comentou sobre o papel da Emdagro. “Esse é o papel da Emdagro: discutir com os produtores, levar as políticas públicas, entregar sementes ao produtor, orientá-lo na produção e, principalmente, garantir o mercado que dá um resultado maior não só ao ambiente social da família, como também promover a geração de renda e emprego a todas as famílias”, enfatizou Jefferson.

Articulação nacional

A reunião foi uma oportunidade de articular os serviços de Técnica e Extensão Rural e as políticas de comercialização para o combate à pobreza rural, uma vez que os serviços terão um papel estratégico no desenvolvimento do homem do campo, sobretudo aliado às diversidades do Plano Brasil sem Miséria, do Governo Federal – cuja meta é retirar 16,2 milhões de brasileiros da situação de extrema pobreza.

Com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes, em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil, o Governo Federal quer incluir a população mais pobre nas oportunidades geradas pelo forte crescimento econômico brasileiro. O objetivo é elevar a renda e as condições de bem-estar da população.

Foi o que destacou o diretor da área de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), João Marcelo Intini. “A presidenta Dilma Rousseff tem demonstrado uma preocupação com erradicação da miséria do país, em especial, entre os brasileiros da zona rural. Estatísticas mostram que, de cada quatro brasileiros que vivem no campo, um está em situação de miséria. Lutamos para acabar com essa situação, através do desenvolvimento dessas pessoas, e o Governo de Sergipe demonstra que também segue essa premissa, através do fortalecimento de serviço de extensão rural”, avaliou.

Presenças

Na solenidade, estiveram ainda presentes o representante da Conab em Sergipe, Emanuel Meneses; o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Adailton dos Santos; os deputados estaduais José Guimarães e Jeferson Andrade; prefeitos dos municípios do Baixo São Francisco; representantes do Banco de Brasil e do Banese; e vereadores e agricultores da região.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.