Estado entrega sementes de milho e feijão para produção agroecológica
Os 45 beneficiários dos nove municípios do sertão sergipano que fazem parte do Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) já começaram a receber as sementes de feijão e milho do Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides).
Na próxima quarta-feira, 13, os técnicos do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) vão fazer a entrega de mais 400 kg das sementes, sendo 200 kg de feijão e 200 kg de milho, nas cidades de Canindé do São Francisco, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória e Poço Redondo.
A subgerente de elaboração e execução de projetos do DSAN, Paula Yaguiu, explicou que a iniciativa pretende promover a segurança alimentar enquanto política setorial de segurança alimentar e geração de renda. Para esta etapa, cada produtor recebe 10kg de cada semente. “Em cada município temos cinco produtores beneficiados com o Pais”, salientou Paula.
Continuidade
A próxima etapa do projeto será a realização das capacitações que estão previstas para ter inicio no mês de maio. “Junto com o Sebrae iremos, inicialmente, realizar o curso de formação para os técnicos dos municípios, como da Emdagro, secretaria de Agricultura e ONG’s, porque estas são as pessoas que darão assistência direta aos agricultores”, explicou a subgerente.
A duração dos cursos será de três dias e, em seguida, terá início a capacitação dos produtores, dividida em três grupos: 1) Canindé, Poço Redondo e Monte Alegre; 2) Nossa Senhora da Glória, Feira Nova e Graccho Cardoso; 3) Itabi, Gararu e Porto da Folha. Cada grupo contará com a participação de 15 produtores.
O principal objetivo deste projeto é a segurança alimentar e a melhoria das condições de vida dos pequenos produtores rurais. “Primeiro esta família se alimenta melhor e vende para o mercado e, a partir daí, vai ampliando o plantio e melhorando o abastecimento do mercado local”, observou Paula Yaguiu.
Mais alimento, trabalho e renda no campo são os resultados que um agricultor pode conseguir com a implantação do sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável. Através do projeto inovador ‘Cultivando o Sertão do São Francisco’, a Seides vai implantar 45 unidades de produção agroecológicas distribuídas nos municípios de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, Gararu, Feira Nova, Itabi e Graccho Cardoso. Todas as famílias beneficiadas são cadastradas em programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estado entrega sementes de milho e feijão para produção agroecológica – Fotos: Edinah Mary/Seides