Estado e parceiros definem execução do ‘Mão Amiga’ da laranja
Representantes dos 14 municípios beneficiados pelo programa de transferência de renda e estímulo à cidadania Mão Amiga participaram nesta quarta-feira, 3, do encontro promovido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) para discutir a logística do cadastro dos catadores de laranja edição 2011, cujo cadastramento será iniciado na próxima segunda-feira, 8.
O ‘Mão Amiga’ existe desde 2009 e beneficia trabalhadores das culturas da laranja e da cana-de-açúcar no período de entressafra: de dezembro a fevereiro no caso da laranja, e de maio a agosto no caso da cana. Até o momento, foram investidos mais de R$ 14,5 milhões entre recursos federal e estadual.
O evento contou com a participação dos órgãos parceiros da iniciativa: Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Sergipe (Fetase) e Banco do Estado de Sergipe (Banese) e do Movimento do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
“O Mão Amiga trabalha com lisura e transparência, não é por acaso que solicitamos o acompanhamento do Ministério Público nas ações que desenvolvemos. A cada ano aperfeiçoamos o programa através de parcerias e da intersetorialidade dentro do próprio governo. A Setrab, por exemplo, fornece os cursos de capacitação para os agricultores, além do apoio que recebemos da Emdagro e do Banese. As prefeituras também possuem um papel fundamental para a efetivação qualificada do programa nos municípios”, ressaltou a secretária adjunta da Seides, Maria Luci Silva.
A única contrapartida exigida pelo Estado dos trabalhadores do ‘Mão Amiga’ é a participação do próprio trabalhador ou de um membro da sua família nos cursos de capacitação oferecidos pelo Governo nas áreas de higiene, empreendedorismo, técnicas de plantio e colheita, agroecologia, entre outros.
Segundo o representante da Emdagro, Jodemir Antonio Pires, o encontro foi uma oficina de trabalho. “Através da reunião fica evidente a preocupação do Governo em reestruturar e redefinir a organização do programa Mão Amiga, um projeto vitorioso que vem se aperfeiçoando a cada ano. A Emdagro tem grande satisfação em ser parceira desse programa tão importante para o fortalecimento da agricultura familiar de Sergipe”.
Satisfação
O prefeito de Tomar do Geru, José Adelmo Alves, destacou que o Mão Amiga é fundamental para oferecer sustentabilidade aos agricultores familiares. “Antes os catadores de laranja ficavam sem renda durante a entressafra. Com o Mão Amiga, esse problema acabou, os agricultores ficam seguros que terão um dinheirinho durante o período que estão sem trabalhar”.
Para o prefeito de Pedrinhas, José Antonio Silva, a reunião desta quarta qualifica o atendimento ao público beneficiário. ““Faço questão de participar dos encontros que o estado promove para qualificar a execução do programa nos municípios. Esses encontros facilitam o trabalho realizado por todos os envolvidos no Mão Amiga”.
Andamento da etapa da cana
Ainda este mês terão início as capacitações profissional dos 2.748 cortadores de cana-de-açúcar que estão recebendo o benefício nesta entressafra desde junho. Deste total, cerca de 450 participação também do curso do programa Sergipe Alfabetizado, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), desta vez com módulos especialmente planejados de acordo com os interesses dos trabalhadores.
- Estado e parceiros definem execução do ‘Mão Amiga’ da laranja – O representante da Emdagro
- Jodemir Antonio Pires