[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Atendendo à solicitação dos produtores beneficiados pelo Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Leite Fome Zero (PAA-Leite, a secretária adjunta da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Maria Luci Silva, e a coordenadora Nacional do Programa do Leite, Zorilda Araújo, estiveram reunidas nesta sexta-feira, 1º de julho, com representantes de cooperativas, lacticínios, associações e produtores para avaliar e dar novos encaminhamentos para a operacionalização do PAA-Leite em Sergipe.

A reunião aconteceu na sede da Cooperativa Regional de Assentados de Reforma Agrária do Alto Sertão de Sergipe (Cooprase), no povoado Jacaré-Curituba do município de Poço Redondo, distante 184 quilômetros da capital sergipana.O encontro contou também com a participação dos técnicos do Departamento de Segurança Alimentar (DSAN) da Seides.

Além de diversos pontos de pauta discutidos, como, por exemplo, a operacionalização dos caminhões frigoríficos e dos centros de produções, a coordenadora Nacional do PAA-Leite, Zorilda Araújo, ressaltou a possibilidade de ampliar a quantidade do leite para mais seis mil litros do produto, além dos 34.300 litros de leite que já são distribuídos diariamente entre os 33.500 beneficiários. “Aqui nós temos uma gestão especial do programa do leite”, frisou.

“O PAA-Leite não é um programa simples. Portanto, precisamos sempre estar reunidos para fazer avaliações e as devidas correções para que a gente atenda tanto o pequeno produtor quanto o beneficiário que consome o leite. Então daqui em diante vamos desencadear uma série de ações para consolidar ainda mais o programa do leite no estado”, colocou a adjunta Maria Luci Silva.

O representante da  Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Barra da Onça, localizado no município de Poço Redondo, Sinval Lima, avaliou a reunião também como positiva por esclarecer as dúvidas de todos que integram o programa.

“O PAA-Leite dá dignidade aos pequenos produtores de leite do sertão. Encontramos desafios e dificuldades em qualquer lugar, o que não podemos é parar de executar esse programa que auxilia na nutrição de tantas pessoas”, avaliou.

Cícero Júlio da Silva, produtor do grupo Jardim Esperança, que está no programa há dois anos, espera que os desafios do PAA-Leite sejam sempre resolvidos. “Acho muito bom o PAA-Leite porque não temos a preocupação se o preço do leite vai cair ou permanecer o mesmo”, ressaltou.

Programa

O Programa do Leite é uma das modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos. Seu objetivo é propiciar o consumo do leite às famílias que se encontram em estado de insegurança alimentar e nutricional e incentivar a produção familiar.

O PAA-Leite é operacionalizado por meio de Convênios celebrados entre o Governo Federal por intermédio do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e os Governos Estaduais. Em Sergipe, o programa atende a 33,5 mil famílias de 35 municípios e beneficia mais de 1,1 mil produtores. O PAA-Leite vem sendo executado nos municípios que apresentam os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).

Nacional

O PAA-Leite atua em 1.264 municípios da região Nordeste e no Norte de Minas Gerais, beneficiando diariamente mais de 700 mil famílias. O grupo gestor da iniciativa é formado pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Desenvolvimento Agrário (MDA); Fazenda (MF) e Planejamento (MPOG).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.