Estado e Conselho realizam III Conferência da Pessoa com Deficiência
Com o tema “Um olhar através da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência: Novas perspectivas e desafios”, foi realizada nesta terça-feira, 7, a abertura da III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento acontece até esta quarta-feira, 8, e é realizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDPCD/SE) e o Governo do Estado, através das Secretarias de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e dos Direitos Humanos e da Cidadania (Sedhuc).
A Conferência acontece no Hotel Mercure, na orla de Atalaia, e aborda temas divididos em quatro seguimentos: 1) Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; 2) Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; 3) Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses; e 4) Segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados. Nesta etapa, serão escolhidas 40 propostas, dez de cada temática para a etapa nacional.
“Essa conferência é o resultado do trabalho de uma equipe empenhada que se esforçou e lutou para sua realização. Agradeço a participação de todos, principalmente dos representantes municipais que fizeram questão de estar aqui. Precisamos lutar para conseguir melhores condições de acessibilidade no estado e essa conferência é mais uma oportunidade de termos esses direitos garantidos”, destacou a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Jane Mare Santos da Rocha.
A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, participou da abertura. “O Brasil está vivendo um novo momento. Hoje existe uma preocupação em garantir o acesso das pessoas com deficiência às escolas, ao mercado de trabalho, com todos os seus direitos de cidadãos garantidos. Precisamos entender que inclusão das pessoas não deve ser feita apenas por órgãos e instâncias de poder público, mas pela sociedade. A maior e pior deficiência que existe até hoje não é a física, a motora, nem a intelectual, mas o preconceito que está alojado na cabeça de muitas pessoas”.
A etapa estadual é preparatória para a III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que ocorrerá nos dias 3 a 6 de dezembro, em Brasília, para a qual Sergipe elegerá 14 delegados dentre os eleitos nas Conferências e Fóruns realizados.
O secretário de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Luiz Eduardo Oliva, destacou os avanços obtidos em favor das pessoas com deficiência. “Sabemos que ainda temos muito a realizar para atender aos direitos e as necessidades das pessoas com deficiência, porém tenho muita convicção que Sergipe avançou significativamente nesse processo. Esta conferência é uma prova dessa mudança. Em breve lançaremos em Sergipe o plano Viver sem Limites, do Governo Federal. Para a assinatura do termo de adesão, contaremos com a presença da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário”.
A secretária adjunta de Estado da Saúde, Joelia Silva Santos, representou o secretário Sílvio Santos e destacou o trabalho do Governo. “Desde 2007, o Governo de Sergipe vem se empenhando para mudar a realidade das pessoas com deficiência no estado, buscando sempre trabalhar com a questão da intersetorialidade para garantir os direitos desses cidadãos de forma plena, através da saúde, educação, assistência social. O Governo dará mais um grande passo com instalação de um Centro de Atendimento Integrado para pessoas com deficiência. Já estão sendo celebrados os convênios para a construção desse espaço em Sergipe. Essa é mais uma prova do compromisso e dedicação desse Governo que luta sempre por um Sergipe Mais Justo”.
O representante do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência destacou que “Sergipe vive um momento ímpar em relação à execução de políticas públicas voltados para a garantia de direitos das pessoas com deficiência do Estado. Sergipe está de parabéns por dar mais apoio, suporte e atenção a esse segmento da população”.
Ainda participaram do encontro Petrônio Barros, representante do Tribunal de Contas do Estado, Ana Galgane Paes, promotora de Justiça do Ministério Público Estadual e Marco Antônio Ferraz, presidente da Associação de Membros e Amigos dos Diabéticos de Sergipe e o representante da Comissão de Comunicação Social do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Roberto Paulo do Vale Tiné. O evento também contou com apresentações culturais do grupo Talt, de Aracaju; do grupo Loucurarte, de Nossa Senhora da Glória; do grupo de alunas do projeto Arte na Escola, de Nossa Senhora do Socorro; e de Ana Jéssica e o Grupo Tambores do Sertão, de Nossa Senhora da Glória.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estado e Conselho realizam III Conferência da Pessoa com Deficiência –