Estado e Consean discutem integração de políticas públicas
A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, participou na manhã desta sexta-feira, 4, de uma reunião com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean). O encontro teve o objetivo de explanar a nova política de integração entre as secretarias de Governo com a política executada pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), além discutir o funcionamento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
A secretária Eliane Aquino reforçou a importância da integração com outros órgãos. “Para fortalecer a política de segurança alimentar e nutricional no Estado não será possível trabalharmos sozinhos. Nossa meta de qualificação e desenvolvimento será técnica, política e participativa. Vamos continuar o trabalho que já era desenvolvido nesta secretaria, mas sempre reforçando a participação coletiva”, destacou.
A presidente do Consean, Maria Rosilene Rodrigues, avalia o posicionamento da secretária positivamente. “A política da segurança alimentar impõe a intersetorialidade, portanto, necessita ser integrada a várias pastas e departamentos. Falar de segurança alimentar é falar de saúde, educação, agricultura. Sem contar a importância das especificidades de cada segmento, de cada povo. A segurança alimentar para um indígena, não é a mesma que é para um quilombola, e assim por diante. A integração será indispensável para o bom desenvolvimento do nosso trabalho”, afirmou.
A importância de efetivar a criar Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional também foi lembrada na reunião. “Para que tenhamos um desenvolvimento contínuo da segurança alimentar dentro dos municípios, é necessário um acompanhamento técnico nas cidades, através dos conselhos municipais. Aproveitamos para fortalecer a questão da integração das políticas com os gestores dos 75 municípios sergipanos”, apontou a diretora do departamento de Segurança Alimentar da Seides, Vânia Junqueira.
A reunião contou com a presença de conselheiros e técnicos das secretarias de Estado da Saúde e Educação.
Sisan
O Sisan, instituído pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), é um sistema em construção, que tem como objetivo promover o direito humano à alimentação adequada em todo o território nacional. Trata-se de um sistema público, de gestão intersetorial e participativa, que possibilita a articulação entre os três níveis de governo para a implementação das políticas de segurança alimentar e nutricional.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estado e Consean discutem integração de políticas públicas –