[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo do Estado, por meio do secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior e o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães receberam na tarde desta terça-feira, 27, técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para discutir projetos de investimentos na área da saúde, que terão impactos também nas áreas das Secretarias de Estado da Inclusão de Desenvolvimento Social (Seids) e do Desenvolvimento Urbano (Sedurb).
 
“O BID nos colocou à disposição consultores para estudar políticas para a saúde pública em Sergipe e também discutir possibilidades de Parceria Público Privada (PPP). Ficou como providência o Governo fazer um detalhamento do projeto de carta consulta para análise interna do Estado, e assim, avaliar as formas de operação de crédito junto ao banco”, explicou Oliveira Júnior.
 
Na área da Saúde, o projeto que envolve cinco secretarias de estado, sendo três com atividades fins, pretende combater doenças negligenciadas como a esquistossomose e anemias crônicas provenientes de verminoses. Essas doenças são mais facilmente adquiridas em regiões mais pobres do estado, devido à falta de banheiros equipados com vasos sanitários nas residências e de esgoto sanitário.
 
Além da promoção e prevenção em saúde para o desenvolvimento social, o projeto contemplará a rede de atenção especializada e parcerias público-privadas para construção, gerenciamento e compra de equipamentos para novas unidades de saúde que o Governo do Estado construirá.
 
Parceria

O BID tem como objetivo estimular o desenvolvimento de países. Em Sergipe, a parceria vem junto com o programa Sergipe mais Justo, que tem por objetivo promover a justiça social e combater a miséria no Estado. A visita dos técnicos é um desdobramento de um contato inicial feito em 2011.
 
Participaram ainda da reunião, Frederico Guanais (especialista sênior em Saúde); Hortense Marcier (consultora) do BID; a secretaria Adjunta de Estado de Planejamento, Ana Cristina Prado; o superintendente de Captação de Recursos da Seplag, Marcos Veníciu;, o Secretário Adjunto da Saúde, Jorge Viana, além de assessores técnicos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.