Estado certifica 120 integrantes do Bolsa Família em cursos profissionalizantes
A titular da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Eliane Aquino, participou da solenidade de entrega de 120 certificados dos alunos que concluíram a segunda etapa do Plano Setorial de Qualificação Profissional (PlanSeQ) da Construção Civil, integrante do Programa Sergipano de Qualificação Profissional ‘Novos Rumos’.
O PlanSeQ é uma parceria do Governo do Estado de Sergipe – por meio da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) e do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE) – e foi executado nos municípios de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro com uma particularidade: 70% dos participantes foram mulheres. O evento aconteceu nesta terça-feira, 4, no auditório da Seides.
Para o gestor da Setrab, Marcelo Freitas, a qualificação profissional amplia as possibilidades de inserção no mercado de trabalho, que a cada dia está mais competitivo. “Ações como essas incentivam a qualificação social e profissional dos trabalhadores em situação de desvantagem social e econômica. Além disso, ampliam-se as possibilidades de inseri-los no mundo do trabalho e de gerar renda”, ressaltou.
Segundo Eliane Aquino, a meta do Governo do Estado é oferecer autonomia a todos os cidadãos. “Essa iniciativa da Setrab, com os Cras [Centros de Referência da Assistência Social] e o Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial] é importantíssima até mesmo para que vocês entendam como funcionam esses Cras e como eles podem ajudar. O que nós queremos não é fazer favor a nenhum de vocês, e sim colocar o direito nas mãos de vocês para que todos sejam agentes de sua própria mudança”, frisou.
Para o gerente de Relação de Mercado Seviço do Senai, José Wolney, a parceria com o Governo do Estado é importante no sentido de dar a oportunidade de primeiro emprego a um público que, antes, não tinha muitas oportunidades de desenvolvimento. “Esse é um projeto que dá a oportunidade a esse público do Bolsa Família, que permite que eles tenham acesso à qualificação para que, a partir daí, as portas abertas do mercado de trabalho se abram. Assim, cada um passa a não precisar mais do auxílio do Governo, conquista sua autonomia e abre as portas para que outras pessoas façam parte do trabalho social do Governo”, afirmou Wolney.
Cursos
O PlanSeQ é destinado aos beneficiados do Programa Bolsa Família, na faixa etária entre 18 e 60 anos, com pelo menos 4ª série do ensino fundamental completa. Na primeira etapa, foram certificadas 128 pessoas. Ao total, o programa beneficiará 721 sergipanos, com a última etapa iniciada na segunda-feira, 3 de outubro. Além de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, as atividades se estenderam ao município de São Cristóvão.
Os cursos oferecidos, com carga horária de 200 horas, foram de Instalador Hidráulico de Infraestrutura, Eletricista de Baixa Tensão, Pedreiro Azulejista, Pedreiro Polivalente de Infraestrutura, Reparador Predial, Pintor Predial e Gesseiro.
Parceiros
O PlanSeQ da Construção Civil tem como parceiros o Senai, a Seides, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Aracaju, a Secretaria Municipal Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro e os Cras daqueles municípios.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estado certifica 120 integrantes do Bolsa Família em cursos profissionalizantes –