[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza a última série de capacitações sobre o novo procedimento para tratamento da tuberculose. O evento, destinado a médicos e enfermeiros do Programa de Saúde da Família (PSF), começou nesta terça-feira, 23, e segue até quarta, 24, no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse).
 
Orientada pelo Ministério da Saúde, a nova técnica entrou em vigor em janeiro deste ano e, segundo o médico infectologista da SES, Marco Aurélio Góes, ela traz melhorias no tratamento da doença. “Isso porque diminui a resistência do bacilo da tuberculose à droga, traz uma adesão maior do paciente ao tratamento e incentiva o acompanhamento dos pacientes pelos profissionais do PSF”.
 
Antes, o tratamento era feito a partir de três drogas. Cada uma em três comprimidos diferentes. “Agora, temos quatro drogas em único comprimido, o que faz com que a taxa de abandono ao tratamento caia e o acompanhamento pelos profissionais do PSF seja mais intenso”, explicou Góes, completando que essa taxa hoje é de 13%, considerada alta.

Melhoria
 
Essa melhoria do tratamento também é esperada pelos profissionais de saúde. A enfermeira do PSF de Propriá, Cristiane Magalhães, acredita que as dificuldades para tratar os pacientes com tuberculose vão diminuir. “Em cinco anos de profissão, atendi cinco pacientes com tuberculose e tínhamos dificuldade em mantê-los no tratamento, devido à quantidade de comprimidos que tomavam”, relatou.
 
O apoio técnico dado pela Secretaria de Estado da Saúde aos 75 municípios sergipanos acontece desde o final ano passado e reúne multiplicadores das Atenções Básicas municipais, acadêmicos e profissionais de saúde. O encerramento das capacitações nesta quarta-feira se dará com profissionais dos municípios de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.