Estado capacita profissionais de saúde bucal dos 75 municípios sergipanos
A Coordenação de Educação Permanente da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu início nesta segunda-feira, 12, ao ‘Seminário de Atenção à Saúde Bucal: ampliando a integralidade das ações’. Voltado para os profissionais de saúde bucal das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) dos 75 municípios sergipanos, o evento prossegue até sexta, 16, no Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju.
De acordo com Guadalupe Ferreira, coordenadora de Saúde Bucal da SES, estarão em debate no seminário as políticas de saúde do Estado e a de saúde bucal, inclusive com a parte técnica e a integralidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). “Os profissionais vão conhecer quais os casos recebidos pela atenção primária que devem ser encaminhados aos CEOs”, disse, citando como exemplo as demandas de endodontia (canal), periodontia e cirurgias dentárias.
Segundo Andreia Iung, coordenadora de Educação Permanente da Funesa, o evento marca o início de uma série de capacitações voltadas para as equipes de saúde bucal do PSF. “Estamos começando a treinar os profissionais da rede de atenção básica com o intuito de apoiar a coordenação de saúde da família dos municípios, quanto à metodologia e logística”, explicou a gestora.
Este primeiro dia do seminário tem como público-alvo os auxiliares de saúde bucal e odontólogos. A secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, fez a abertura do evento e explicou a importância do serviço de odontologia, tanto na atenção primária, quanto na rede especializada. Já a secretária adjunta, Kathleen Cruz, ministrou uma palestra sobre as diretrizes da política de governo.
Do segundo ao quarto dia, o evento será destinado somente aos odontólogos e no último dia, para a equipe dos Centros de Especialidades Odontológicas de São Cristóvão, Boquim e Laranjeiras. “Ao todo, o Governo do Estado está implantando em Sergipe oito CEOs e esses três já se encontram com sua infraestrutura pronta”, informou Rosiane Azevedo, gestora da Funesa responsável pela coordenação dos serviços dos CEOs.
Conforme Rosiane Azevedo, esta capacitação e outras que a Educação Permanente da Funesa irá promover para os profissionais da área integram as diretrizes da Reforma Sanitária e Gerencial do SUS em Sergipe, em curso desde 2007 e batizada de projeto Saúde Toda Vida. “Esses treinamentos promovem uma melhor resolutividade das ações de saúde bucal em Sergipe”, acrescentou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estado capacita profissionais de saúde bucal dos 75 municípios sergipanos – Andreia Iung
- coordenadora de Educação Permanente da Funesa