[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Representantes de associações e laticínios que integram o Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade leite (PAA-Leite), batizado em Sergipe como ‘Leite Todo Dia’, participaram nesta sexta-feira, 26, de um encontro para discutir a reformulação do Programa e receber orientações sobre as deliberações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) ocorridas em reunião no dia 17 de agosto. 

A pauta sobre a reformulação do programa foi baseada na importância da busca ativa de novos produtores e novas associações para o PAA-Leite. Outros temas como falhas no abastecimento do leite em alguns municípios, aditivos e contratos também foram pautados no encontro.

A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, destacou como fundamental o trabalho dos municípios em relação à busca de novos produtores. “Como estamos reformulando o programa, é necessário realizarmos a busca de outros produtores para compor o PAA-Leite. Dessa forma, asseguramos que os pequenos produtores não serão dependentes dos grandes laticínios e que terão a garantia de um preço regular e justo pelo leite que produzem”.

A presidente da Associação Cooperativa Agrícola do Estado de Sergipe (Acase), Rita de Cássia de Jesus, destacou que já realiza a busca ativa. “Estamos nos empenhando para encontrar novos produtores, aproveitamos para divulgar os benefícios do programa e os convidamos a integrar o PAA-Leite”.

Durante a reunião do MDS no dia 17 de agosto, a regulação do preço do leite foi um dos principais temas tratados. Sobre o assunto, a secretária Eliane informou que o MDS reforçou o fato de que o valor do leite não pode ser alterado até o final do prazo de vigência do convênio, em fevereiro de 2012.

O representante da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Bernardo Lima, solicitou que todos se comprometam em aprimorar o programa. “Temos o desafio de trazer novos produtores para o programa para que possamos dar continuidade a essa ação, que é tão importante para a população sergipana. Muitos desafios serão encontrados, mas temos que acreditar que somos capazes de resolvê-los”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.