[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Técnicos da Coordenadoria Especial da Defesa Civil (Codec), em parceria com a Vigilância Sanitária Estadual (Covisa) realizaram nesta quinta-feira, 15, uma coleta de água nos pontos de captação do município de Porto da Folha para aferir a qualidade do produto que está sendo distribuído, através da Operação Pipa, às comunidades que estão sofrendo com a estiagem.

Segundo informações do capitão Queiroz, integrante da Codec, a coleta será feita em todos os pontos ao ar livre para a análise da Covisa. “Nos municípios em que a coleta é feita nos pontos da Deso, a própria companhia já tem seu processo de tratamento químico bacteriológico. Onde a água é captada ao ar livre, percebemos que a comunidade está utilizando os pontos para lavar roupa e dar de beber a animais. Por isso, estamos nos assegurando da qualidade dessa água”, disse.

Maria José de Souza, da Gerência da Vigilância Ambiental da Covisa, explicou que o material coletado será entregue ao Laboratório Central de Sergipe (Lacen) para ser analisado. Caso os resultados não estejam de acordo com os parâmetros da Portaria nº 518 do Ministério da Saúde (MS), a distribuição será suspensa.

“A água está sendo utilizada para consumo humano e, se ela não estiver adequada de acordo com os parâmetros, não pode ser utilizada”, salientou a técnica, acrescentando que os gestores municipais tem a responsabilidade de buscar alternativas para fornecer água de qualidade à população das suas cidades. 

Operação

Desde o inicio deste mês, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e da Coordenadoria Especial de Defesa Civil, assumiu a Operação Pipa nos municípios sergipanos que estão em situação de emergência por conta da seca.

Todas as pessoas das comunidades abastecidas pela Operação Pipa têm direito ao consumo de 20 litros de água diariamente. Os caminhões que prestam serviços na Operação do Estado estão identificados com adesivos onde consta a logomarca da Defesa Civil Estadual, Governo de Sergipe e ainda uma numeração específica de cada caminhão, que corresponde ao seu credenciamento.

São pontos de captação de água nos municípios em Situação de Emergência:

– Poço Redondo – no projeto Jacaré-curituba;
– Porto da Folha – no Rio São Francisco povoados de Niterói e Ilha do Ouro;
– Gararu – na sede municipal, na margem do Rio São Francisco;
– Poço Verde – no Poço Artesiano do Colégio Agrícola;
– Frei Paulo – no açude Municipal Buril;
– Tomar do Geru – no Poço Artesiano;
– Canindé de São Francisco – na Base local da Deso;
– Nossa Senhora da Glória – na Base local da Deso;
– Tobias Barreto – na Base local da Deso;
– Monte Alegre – na Base local da Deso.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.