[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Desfile Cívico Municipal, que ocorre neste domingo, dia 3, terá como tema principal “O esporte em desfile”. Os cerca de seis mil alunos das 33 escolas mantidas pela Prefeitura de Aracaju e outros mil estudantes de seis escolas particulares que também participarão do desfile na rua Bahia, no bairro Siqueira Campos, a partir das 8 horas, contarão ao público a história dos esportes modernos e suas diversas modalidades, bem como a inserção das atividades esportivas como prática de lazer e sociabilidade.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, o desfile será uma aula pública sobre o tema. Quem prestigiar o evento compreenderá o esporte desde sua origem, na Grécia, graças a uma pesquisa coordenada pelo historiador Kleber Santana, que já tem publicado vários artigos sobre o assunto, e a direção artística de Lânia Duarte, que produziu trajes, adereços e alegorias especiais para o desfile.

“Dividimos o desfile em 11 sub-temas, que serão encenados por um grupo médio de quatro a seis escolas. A idéia é contar à sociedade a importância do esporte, não apenas do ponto de vista da competição, mas também como importante instrumento de inclusão social. Planejamos o desfile com a concepção de que ele possa não apenas revitalizar o caráter do civismo da população, mas principalmente ser um canal para transmitir novas informações sobre o tema”, observou.

A programação do Desfile Cívico deste ano inclui a abertura do evento, com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira, desfile das Forças Armadas, dos idosos atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e, em seguida, das escolas municipais, conforme sorteio já realizado. O desfile começa na altura do Centro de Reabilitação e Especialidades Médicas (Cemar) e termina no trecho da rua Carlos Corrêa. A expectativa é que o evento prossiga até por volta das 12 horas.

Coordenado pela Semed, o desfile contará ainda com apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar que, juntas, vão mobilizar 100 homens para manter a segurança. Equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), também se farão presentes para auxiliar na manutenção da estrutura.

Confira abaixo os sub-temas a serem apresentados pelos estudantes:

1 – Origens: a Grécia, berço das competições
2 – Educação física, ginástica e competição
3 – As olimpíadas modernas
4 – O atletismo
5 – Os esportes com luta
6 – Os esportes aquáticos e de velocidade
7 – A bola nos esportes
8 – Brasil, o país do futebol
9 – O Brasil nas copas
10 – Os esportes radicais e populares
11 – As lições do esporte[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.