[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Saúde todo dia misturada com a prevenção e uma pitada de criatividade. Esses são os ingredientes encontrados pela SMS – Secretaria Municipal de Saúde – para estrear hoje, dia 25, às 17 horas, na praça Fausto Cardoso, centro de Aracaju, os primeiros espetáculos dos agentes comunitários de saúde.
Serão encenados quatro espetáculos que abordarão temas relacionados à prevenção e o bem estar social, dentre eles, os cuidados com o mosquito da dengue, aleitamento materno, hipertensão, drogas, gravidez na adolescência, alcoolismo, violência, DST e Aids.
Continuando com a programação, na quinta-feira, dia 26, os agentes encenarão mais quatro espetáculos no mesmo local.
As peças de teatro fazem parte do projeto “A arte de Prevenir – É melhor do que remediar” patrocinado pela secretaria e que tem como objetivo fortalecer a ação preventiva no âmbito da saúde, com a utilização da linguagem do teatro.
A novidade incorporada ao projeto é o fato de que as peças são desempenhadas pelos próprios agentes de saúde, comprometidos com os temas que desenvolvem no dia a dia das comunidades em que atuam. Eles são acompanhados por coordenadores de arte e diretores de teatro experientes.
Cada peça expressa uma idéia diferente apresentada pelos agentes-atores de diversas unidades de saúde do município, trazendo como pano de fundo o questionamento de problemas da própria comunidade. É o caso da apresentação “As Aventuras de Mariquinha Malazarte”, que tem como tema a gravidez na adolescência, de autoria de Virginia Lúcia e direção de Raimundo Venâncio. Os personagens são representados pelos agentes das unidades de saúde José Machado de Souza e João Oliveira Sobral, do bairro Santos Dumont.
“Durante seis meses, pouco mais de 100 agentes comunitários foram capacitados por uma equipe dos mais renomados profissionais do teatro sergipano. Esse projeto é uma das atividades do IEC- Informação, Educação e Comunicação em saúde -, e tem por objetivo fortalecer a ação preventiva”, disse Nadja Piauitinga, coordenadora do Núcleo de Comunicação e Informação Social da SMS.

Espetáculos:

As aventuras de Orlandinho Pingucino – US Humberto Mourão (bairro São Corado);
As aventuras de Mariquinha Malazarte – US João Oliveira Sobral e José Machado de Souza (bairro Santos Dumont);
O amor proibido de Chico Tripa – US Onésimo Pinto e Lauro Dantas Hora (bairro Jardim Centenário);
A escolinha da professora Raimunda – US Onésimo Pinto e Lauro Dantas Hora (bairro Jardim Centenário);
Quem não chora não mama – US Santa Terezinha (bairro Robalo);
Reisado da Saúde – agentes do IEC
Escapamos por um triz – US Fernando Sampaio (bairro Castelo Branco);
Bloco da Paz – US Elizabeth Pita e Osvaldo Leite (bairro Santa Maria)[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.