[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Oportunidade de crescer na profissão, aliando o gosto pelo ofício à chance de fazer um curso superior, tendo sua família por perto. Essa foi a idEia abraçada pelo alagoano Márcio José Almeida, 40, que veio para Sergipe há quatro anos, objetivando trabalhar na edificação da Agro Industrial Capela e hoje é supervisor de manutenção elétrica da Indústria Taquari. O empreendimento do grupo empresarial Samam, erguido com investimentos na ordem de R$ 220 milhões e que atualmente gera três mil empregos diretos no município de Capela, inaugurou na manhã desta sexta-feira, dia 03, a sua fábrica de açúcar. A solenidade ocorrida no complexo industrial onde também é produzido etanol, aguardente de cana e energia elétrica, contou com a presença de empresários e diversas autoridades políticas, como o governador do Estado, Marcelo Déda e o secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Zeca da Silva.

Assim como Márcio Almeida, que fixou residência e agora se prepara para trazer a família – mulher e dois filhos – para Sergipe, onde cursa faculdade de Engenharia Elétrica, José Tenório Cavalcante, outro funcionário da Taquari, vê na empresa um futuro promissor. “Trabalho há 37 anos em usinas de açúcar. Comecei como ajudante, hoje estou como coordenador de manutenção mecânica e meu objetivo é crescer junto com a empresa que nos dá essa oportunidade”, comemora o profissional de 54 anos. “Estou aqui há menos de um mês, mas já observo nesse novo emprego a chance de crescer na minha profissão”, enfatiza o operador de empilhadeira, Silvano Duarte, 30, que há 23 dias trabalha na empresa como líder de armazém.

Erguida em uma propriedade destinada anteriormente à criação de gado e onde eram gerados apenas 60 empregos diretos, atualmente a Usina Taquari representa a 16ª empresa do grupo sergipano Samam. “Inauguramos hoje um projeto acalentado há 30 anos, onde antes existia um bolsão de pobreza e agora representa um empreendimento rentável, que gera milhares de empregos na região”, destacou o superintendente do grupo, Manoel Aguiar Menezes Neto. “Aqui teremos a produção de seis mil sacas de açúcar por dia para atender os mercados de Sergipe e Alagoas”, divulgou o diretor industrial da Taquari, Henrique Brandão Menezes Neto, ao destacar que o apoio fiscal do governo do Estado foi determinante para a construção do empreendimento.

“A Usina Taquari representa a consolidação da indústria sucroalcooleira na região do Vale do Cotinguiba e demonstra a pujança do empreendedor sergipano, fazendo com que o estado amplie sua participação no mercado nacional”, enfatizou o governador Marcelo Déda ao demonstrar satisfação diante do tamanho do empreendimento. “A indústria chama a atenção pela modernidade de suas instalações e nos remete à volta dos tempos áureos dessa região que passou por momentos difíceis, mas agora passa por um momento positivo pela coragem dos empreendedores sergipanos em investir e gerar empregos no seu estado”, afirmou durante a solenidade.

Para o secretário Zeca da Silva, da Sedetec, não é apenas na economia que o impacto de uma indústria desse porte se faz notar. “Ao gerar 3000 empregos diretos, a Usina Taquari tem um papel transformador na sociedade sergipana. São pessoas que passam a ter uma carteira assinada, a garantia de sustento para si e para sua família. Isso dinamiza toda a região em que a empresa está instalada e faz com que as pessoas possam ver seus sonhos se realizando, seja nas coisas mais básicas, como arrumar ou reformar a casa, ou até as mais importantes, como poder garantir os estudos dos filhos. Emprego é uma forma de garantir dignidade à população”, frisou Zeca.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.