[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário Jorge Santana, do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec), recebeu na manhã desta segunda-feira, 29, um grupo de espanhóis interessados em conhecer as oportunidades de investimento em Sergipe. A finalidade é trazer para o Estado indústrias da área de metal-mecânica.

Composto pelo diretor geral da Irudex, José Angel Perez, pela diretora da LAIP.ES, Maider Alonso e pela diretora da Associación Españhola de Fabricantes de Accesorios, Componentes y Herramientas (AMT), Conchi Aranguren, o grupo foi ciceroneado pela sócia administradora da Irudex em Sergipe, Geiza Ferreira. A empresa de origem espanhola está operando em Sergipe há dois anos, graças ao trabalho de atração de empreendimentos desenvolvido pelo Governo do Estado.

Para Conchi Aranguren, a visita teve como um dos objetivos fomentar a internacionalização das empresas associadas à AMT. “Viemos identificar no Brasil zonas industriais com possíveis clientes potenciais”, destacou, antes de fazer a apresentação do projeto da associação e conhecer as potencialidades do Estado destacadas pelo secretário Jorge Santana.

Na oportunidade foram detalhadas duas missões com a participação do grupo e de dirigentes sergipanos. “Vamos constituir uma missão, conforme determinação do governador Marcelo Deda, e com a participação dele, para visitar em março o país Vasco, onde se concentra o setor metal-mecânico espanhol”, afirmou o secretário, ao destacar que após esse primeiro momento, será a vez de empresários espanhóis virem até Sergipe. “Por lá também estaremos visitando importantes parques tecnológicos, a fim de buscar firmar parcerias com o SergipeTec”, enfatizou.

ZPE

Com 80% da sua produção destinada ao mercado de exportação, a associação espanhola demonstrou interesse em instalar suas empresas na Zona de Processamento de Exportações (ZPE) que em breve deve ser implantada no município da Barra dos Coqueiros. Aprovada através de resolução pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), no último dia 23 de novembro, a ZPE de Sergipe deve entrar em funcionamento até o final do próximo ano.

As ZPEs correspondem a distritos industriais onde se instalam empresas com produção voltada para a exportação. Os empreendimentos que integram essas zonas têm como principal vantagem o direito a diversos incentivos tributários e cambiais, além de procedimentos aduaneiros simplificados.

Após a reunião na Sedetec, e por sugestão do secretário Jorge Santana, o grupo foi até o município de Barra dos Coqueiros para ver a área onde funcionará a ZPE e conhecer as instalações do Porto de Sergipe. Também participaram da reunião, na sede da Secretaria, o presidente da Codise, Ancelmo de Oliveira, o diretor de Industrialização, João Lima e o secretário adjunto da Sedetec, Carlos Augusto Franco.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.