[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A preocupação com a inclusão digital em Aracaju já é uma marca registrada na atual administração municipal. Dando seqüência ao trabalho de inclusão, seis escolas municipais foram escolhidas para participar do Projeto Tonomundo, da Oi e Telemar Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O projeto busca transformar a realidade das pessoas menos favorecidas economicamente, a partir do desenvolvimento de projetos comunitários que valorizem a educação brasileira. O trabalho é realizado através da implantação de laboratórios de informática com acesso à internet, em escolas públicas do Ensino Fundamental, dando prioridade às iniciativas que integram a família à escola, resgatando a cidadania desses cidadãos.

A iniciativa reúne os estudantes e sua família, através de um portal composto por fóruns, blogs, bate-papo, integrando esses usuários às pessoas de outros 16 Estados do Brasil, onde foram constatadas milhares de comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), muitas delas em lugares distantes e inacessíveis.

Para que o trabalho seja realizado com sucesso, seis professores (um de cada escola escolhida) e quatro técnicos da Semed passaram por uma capacitação presencial nos dias 11, 12 e 13 de dezembro do ano passado, se transformando em formadores multiplicadores. O evento aconteceu na Escola do Futuro, da Universidade de São Paulo (USP). Dando continuidade à capacitação, os professores e técnicos participam à distância, através do portal.

De acordo com o multiplicador do Programa Municipal de Informática Educacional, Neusvaldo Silva Lima, essa é uma grande oportunidade de desenvolver o senso dessas pessoas na busca de informações. “Aqui as pessoas farão pesquisas, realizarão atividades, todas integradas em um único objetivo, que é aprender, pois assim todos ganham, principalmente os estudantes”, explica.

“Como agente multiplicador, vou repassar o que aprendi na capacitação. Com isso, todos poderão participar de forma coletiva, envolvendo os pais, alunos e funcionários na realização de um projeto que visa desenvolver ações educacionais e culturais, que promovam o desenvolvimento humano”, comenta o agente multiplicador.

Este mês as escolas começam as discussões, colocando a sua realidade como temas, suas experiências cotidianas, além das necessidades da comunidade, através de um cronograma de atividades, que devem ser seguidas durante o ano letivo. De forma coletiva as pessoas adquirem conhecimento, buscando resolver os problemas da comunidade, por meio de intercâmbio. Informações: www.tonomunod.com.br.

Escolas beneficiadas:

– Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek (Bairro Coroa do Meio)
– Escola Municipal de Ensino Fundamental Thétis Nunes (Bairro América)
– Escola Municipal de Ensino Fundamental Anísio Teixeira (Bairro Aeroporto)
– Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Bonfim (Conjunto Bugio)
– Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo Neves (Bairro Nossa Senhora de Fátima)
– Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia (Bairro América)[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.