[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da Coordenadoria de Informática (Codin), está instalando nas escolas estaduais laboratórios equipados com computadores e acesso à internet. O trabalho começou após um diagnóstico que constatou a existência de computadores parados por falta de estrutura técnica. "Começamos a visitar as escolas em janeiro e percebemos que muitos laboratórios estavam sem funcionar porque simplesmente faltava instalação elétrica ou cabos para fazer a ligação entre os computadores", informou José Everton Siqueira, diretor da Codin.

Após o diagnóstico, a Codin montou uma equipe de apoio técnico que começou a instalar os computadores. Em um período de três meses foram colocados para funcionar 15 laboratórios, tanto na capital como no interior. "A prioridade no momento é atender escolas de Ensino Médio e da Educação Especial", disse Everton Siqueira. No segundo semestre, de acordo com o diretor da Codin, serão atendidas as unidades de Ensino Fundamental.

Atualmente existem 116 laboratórios em funcionamento. A expectativa da Secretaria de Estado da Educação é instalar, até o fim deste ano, mais 150 espaços informatizados com acesso a internet. "Nossa missão é que em 2010 todas as escolas da rede estadual possuam pelo menos um computador. Para isso estamos contando com a parceria do Departamento Estadual de Habitação e Obras Públicas e do Setor de Engenharia da Secretaria de Educação", explicou o diretor da Codin.

A parceria com a Dehop e o Setor de Engenharia da Seed, segundo Everton Siqueira, tem como finalidade estruturar os ambientes para receber os computadores. "Diversas escolas possuem os aparelhos, mas muitas salas não estão prontas para a instalação dos laboratórios. É preciso a colocação de uma bancada para apoiar os computadores, pontos de eletricidade, caixas para ar-condicionado, forro de pvc, cabeamento, entre outras necessidades", informou.

Segundo Everton Siqueira, em muitas escolas a instalação elétrica precisa ser modificada para receber os computadores. "Algumas unidades ainda tem a instalação elétrica antiga e que não suporta a quantidade de computadores necessários", acrescentou. Cada laboratório de informática contempla a instalação de dez computadores com acesso a Internet, sendo que o projeto de reforma e construção de salas permite a colocação de mais dez. "Sempre acrescentamos pontos de eletricidade para um eventual aumento no número de computadores, que vai depender da demanda de cada unidade de ensino", disse Everton.

Desafio

Os laboratórios de informática são financiados através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica (Prodeb), do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) e do Projeto Alvorada. "Além da instalação de laboratórios estamos colocando computadores nas bibliotecas, oferecendo desta forma suporte aos alunos e atendendo as especificações de cada projeto", falou o diretor da Codin. "Todo esse trabalho tem ainda a iniciativa de colocar todos os computadores em rede, ou seja, fazer uma interligação entre a Secretaria e as escolas", ressaltou Everton Siqueira.

O maior desafio, segundo Everton, é colocar as escolas diante da rede mundial de computadores. "Esse é um trabalho importante que dará apoio pedagógico aos professores", destacou. Com o processo de instalação dos laboratórios de informática nas escolas estaduais a Secretaria da Educação, por meio da Codin, deverá informatizar a matrícula em 2008. "Estaremos fazendo um grande esforço para que os pais possam matricular seus filhos sem precisar enfrentar filas", finalizou o diretor da Codin.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.