[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Projeto de Informática que está sendo desenvolvido nas escolas municipais, através da Semed – Secretaria Municipal de Educação -, visa a introdução das novas tecnologias de informação e comunicação na escola pública, como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem do aluno. Atualmente quatro escolas da rede municipal de ensino de Aracaju estão desenvolvendo o Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação): Oscar Nascimento, Juscelino Kubitschek, Prof. José Antônio da Costa Melo e Alencar Cardoso.
Para Carlos Ako, coordenador de Informática e Tecnologia Educacional da Semed, o objetivo deste projeto é apoiar o processo de informatização nas escolas, auxiliando-as no processo de planejamento e incorporação das novas tecnologias e funcionando como instrumento de capacitação pedagógica. “O desafio é conquistar professores para se engajarem na proposta de trabalho que não visa ensinar informática por ensinar, a intenção é colocar nas mãos dos educadores este instrumento para que eles, junto com os alunos produzam conhecimento”, disse o coordenador. Além disso os professores consolidam as suas ações a cada dia. O acesso a Internet vem possibilitando a descoberta de infinitas possibilidades de interação, pesquisa e produção.
Os Laboratórios de Informática são usados diariamente por crianças e adolescentes que ficam bastante empolgados com toda essa tecnologia da informática. Todas as escolas possuem equipamentos com servidor de rede, scaners e impressoras, a laser e a jato de tinta. O trabalho vem sendo desenvolvido sobre a perspectiva de projetos de aprendizagem que caracteriza-se por um compartilhamento de decisões e responsabilidades entre alunos e professores.
De acordo com Carlos Ako o município contará com mais duas escolas equipadas com laboratórios e Internet. “As escolas Oviêdo Teixeira e Presidente Vargas, em breve terão seus laboratórios funcionando nos três turnos e as escolas Oscar Nascimento e Juscelino Kubitschek, que possuem equipamentos já defasados, serão substituídos por equipamentos mais modernos e ampliarão o funcionamento para o período da noite. No último dia 28 foi realizada na Semed, uma seleção de novos estagiários para auxiliarem os professores no gerenciamento dos novos laboratórios”, finalizou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.