[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, localizada no bairro América, promoveu no último sábado, 10, das 15h às 17h, o VII Festival de Ginástica, realizado na concha esportiva da Praça 31 de Março, com a participação de educadores e representantes da comunidade. O evento teve como objetivo destacar o trabalho esportivo dinamizado entre os alunos da 1ª a 8ª séries, através do projeto pedagógico “Ginástica Escola Aberta”.

Pelo projeto são praticados durante todo o ano letivo modalidades como Ginástica Rítmica (GR) e Ginástica Olímpica. Este trabalho abrange os estudantes da rede municipal de ensino inseridos no Centro Educacional Ágape e nas Emef’s. Carvalho Neto, Maria Thétis Nunes e Teixeira Lott, que também participaram do evento.

Durante os espetáculos, que foram realizados com o auxílio de diversos aparelhos, dentre eles cordas, arcos e bolas, o público que compareceu ao local também pôde prestigiar a sincronia dos movimentos em apresentações de ginástica geral, cujos passos revelaram a desenvoltura corporal dos alunos em atuações feitas individual e coletivamente.

“O resultado do trabalho artístico desenvolvido neste ano letivo foi apresentado à comunidade do bairro América como referência de inclusão social, uma vez que crianças e adolescentes passaram a adquirir um maior interesse pela escola, utilizando as práticas esportivas como um estímulo para o desempenho lúdico e intelectual”, explicou a coordenadora geral da Emef. Santa Rita de Cássia , a professora Maria Virgínia de Azevedo Vital.

De acordo com Maria Virgínia, um dos maiores destaques do festival foi a adaptação de ritmos musicais como o funk e o rap nas coreografias de Ginástica Olímpica. Também estiveram participando do festival alunos de GR e GO do Colégio Arquidiocesano.

Projeto pedagógico
Mantido pela Prefeitura de Aracaju através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), o projeto “Ginástica Escola Aberta” foi idealizado em 1993, com o objetivo de inserir as práticas esportivas no calendário escolar. Com a adaptação, foram acrescidos ao cotidiano de centenas de estudantes a maior interação destes esportes com os educadores e até mesmo com os pais, que sempre se mantêm dispostos a maquiar e a bordar as malhas utilizadas pelos atletas durante as apresentações.

Para a execução do projeto nas escolas são disponibilizados pela Semed todos os recursos necessários para o pleno desenvolvimento, a exemplo de tapetes, malhas, cordas e massas, além das aulas serem praticadas por quem realmente entende do assunto.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.