[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na manhã desta segunda-feira, dia 04, o prefeito Marcelo Déda participou da solenidade de inauguração da Escola Municipal Oviêdo Teixeira, no bairro São Carlos, que foi construída pelo Governo do Estado, através de parceria, num terreno cedido pela Prefeitura de Aracaju.
Participaram do evento o governador Albano Franco; os familiares de Oviêdo Teixeira; o secretário de Estado da Educação, Nilson Socorro; a secretária municipal de Educação, Ana Lúcia Menezes; o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Bosco Costa; o ex-governador João de Seixas Dórea; os ex-prefeitos João Augusto Gama e Jackson Barreto, idealizadores da parceria, o presidente da Associação Comunitária do São Carlos, Adriano Araújo, dentre outras lideranças comunitárias, além de deputados, vereadores e profissionais da área de Educação.
Durante o ato, o governador, o prefeito e os respectivos secretários de educação assinaram o Termo Provisório de Cessão de Uso, que transfere a responsabilidade sobre a administração da unidade escolar do estado para o município. Os ex-prefeitos e idealizadores da parceria, Jackson Barreto e João Gama também assinaram como testemunhas.
A escola conta com 12 salas de aula, sala de informática, biblioteca, gabinete odontológico, refeitório, recreio coberto, diretoria, secretaria, sala dos professores e sanitários, perfazendo uma área construída de 2.560 m².
A obra foi executada pela Cehop – Companhia Estadual de Obras Públicas e ficou orçada, segundo a própria companhia, em R$ 544.720,28.
Durante a inauguração, a secretária Ana Lúcia Menezes informou que esta unidade educacional atenderá a 1440 alunos, nos três turnos, e será uma das primeiras a funcionar interligada à Rima – Rede Integrada do Município de Aracaju -, uma renovação implementada pela atual administração para dinamizar a troca de informações entre os órgãos municipais utilizando recursos multimídia, visando eliminar barreiras burocráticas.
“A inclusão desta escola representa um acréscimo no número de matrículas para oferecermos uma educação de qualidade nesta comunidade. Isto também cria a oportunidade para que consigamos transformar a escola Dom Avelar Brandão Vilela em escola infantil (atendendo crianças de 4 a 7 anos de idade), a primeira deste bairro, suprindo mais uma das demandas desta população. Tudo isto graças a iniciativa desta parceria que sem dúvida trará grandes benefícios para a educação da população no São Carlos”, disse a secretária.
O prefeito Marcelo Déda disse que este é um equipamento da maior importância que é agregado à rede municipal de ensino, oferecendo benefícios concretos às comunidades do São Carlos, Jardim Centenário, Bugio e dos loteamentos existentes na região.
“Esta inauguração, fruto da parceria entre Governo do Estado e Município de Aracaju, onde a prefeitura ofereceu o terreno e o estado realizou a obra civil de construção se revelará como uma importante ferramenta no combate à exclusão social, além de possibilitar o aumento de vagas no ensino infantil que é um dos grandes problemas enfrentados atualmente, e onde implementamos um esforço que já obteve um acréscimo de 35% no número de vagas”, declarou o prefeito.
Déda também fez uma referência especial sobre a importância da homenagem a Oviêdo Teixeira, que definiu como “um dos maiores ícones da sergipanidade, que corporificou, independente de ideologia, valores que devem estar presentes na educação das nossas crianças como o valor do trabalho para a ascensão social e na luta pela igualdade numa sociedade de desiguais como é o Brasil. Oviêdo encarnou como poucos estes valores e, sem dúvida, é uma honra para todos nós prestar-lhe, perante os familiares, esta homenagem”, declarou o prefeito.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.