[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o empenho de todos os representantes de entidades religiosas de Aracaju, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek, localizada no bairro Coroa do Meio, realizou ontem, dia 22, o III Encontro das Tradições Religiosas em união com a celebração natalina, evento que corresponde ao I Natal Sem Fome do J.K.

Trabalhado durante todo o ano, tanto nas turmas de 1ª a 4ª séries, quanto nas turmas de 5ª a 8ª, o Ensino Religioso nas escolas municipais prima pela forma ecumênica, enaltecendo o sincretismo religioso nacional. “A proposta da LDB, a nível nacional, é mostrar ao aluno as diferenças e semelhanças existentes entre todas as religiões. Para que o aluno possa conhecer e respeitar a religião do outro”, explica o professor de Ensino Religioso, Elcemir Melo, responsável pela organização e realização do evento. “Aqui na escola, a gente trabalha o todo. A religião e o respeito ao próximo, principalmente”, complementa.

A união da celebração natalina e do encontro das tradições religiosas aconteceu principalmente pela necessidade de envolver os estudantes num evento de fraternidade para redescobrir o verdadeiro sentido do Natal. “O respeito só vem com o conhecimento. Nós só respeitamos o próximo ou as questões do próximo quando as conhecemos. Então resolvemos promover apresentações voltadas para a festa de Natal da escola, junto com as exposições religiosas que aumentariam o conhecimento dos nossos alunos”, acrescenta o professor de Ensino Religioso.

Segundo a coordenadora pedagógica, Maria das Graças Marques, uma celebração como essa é de extrema importância para o crescimento dos alunos. “A gente está mostrando para a nossa comunidade, e para os alunos, todo esse trabalho para que eles tenham a oportunidade de conhecer a diversidade religiosa presente em nossa cidade. Assim eles podem aumentar seu conhecimento interior. Só assim o ser pode expandir seus horizontes”, declarou. “A escola só tem a agradecer toda a cooperação que a gente recebeu de todas as religiões; eles se dispuseram a vir aqui e trazer material para expor. Cada entidade religiosa teve liberdade para divulgar realmente sua filosofia”, concluiu.

Toda a comunidade em geral, além dos alunos, professores e funcionários da escola, estava presente no evento. Eles assistiram a apresentações culturais diversas num palco montado na quadra de esportes da escola.

Os Grupos de Dança: Axé Kizamba, GRD do J.K., Teen Girl; Dança Árabe; The Boys, entre outros, e os Grupos Teatrais das Igrejas Católica, Quadrangular, Batista e Integração da Graça de Deus ilustraram sua diversidade e semelhança. O Coral de alunos do J.K também se apresentou no evento, com um repertório de canções natalinas.

O encerramento abriu espaço para a reflexão “O Verdadeiro Sentido do Natal”, uma das principais propostas da celebração da tarde, antes da apresentação da Banda Católica, responsável pela integração ecumênica do ensino municipal.

“É sempre bom estar vendo o quanto a escola se empenha em mostrar para a gente a importância do ensino religioso. Esse exemplo nos ajuda a viver melhor; viver em paz”, afirma a aluna evangélica, Gildeane Feitosa Bispo, de 18 anos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.