[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Após um ano e sete meses em reforma, na manhã desta terça-feira, 27, os alunos da Escola Estadual Augusto Ferraz, localizada no bairro Industrial, voltaram ao prédio. Ainda em clima de arrumação, algumas turmas já seguiam a rotina de aulas, enquanto os servidores distribuíam o mobiliário escolar nos espaços administrativos. A inauguração oficial da Escola Estadual Augusto Ferraz acontece na próxima segunda-feira, 3.

A obra foi orçada em R$ 714.471,11, recursos oriundos dos Governos Federal e Estadual, fruto de convênio com o Programa de Ações Articuladas (PAR).  O prédio passou por melhorias em sua estrutura física para oferecer conforto, comodidade e segurança aos alunos, professores e demais servidores. Esta é a primeira das 18 escolas que serão reformadas com os recursos do PAR entregue à comunidade escolar.

 “A emoção no início da manhã foi muito grande. Estudantes, pais e colaboradores, ao abrirem os portões da escola, ficaram muito alegres quando viram o resultado da reforma. Os alunos saíram correndo pelos corredores, movidos pelo sentimento de descoberta pelos novos espaços que a escola apresentava. Para mim, é como voltar pra casa e encontrar uma reforma de qualidade, um prédio bem arejado, claro e ventilado. Toda a comunidade escolar está muito satisfeita com a reforma proporcionada pelo Governo do Estado”, declarou a diretora Kátia Virgínia Santos, diretora da escola há nove anos.

 O pequeno Pablo Henrique Santos Silva, aluno do 2º ano do ensino fundamental, contou que encontrou muitas coisas diferentes ao entrar na escola. “A escola era toda velha e hoje está muito bonita. A minha sala tem carteiras novas e um quadro bem grande, todo novo”, disse. A sua colega de sala, Wiliane Santos Costa, também enfatizou a alegria de estudar numa escola nova. “Gostei muito de como ficou a escola. Essa é a primeira vez que entro aqui, porque quando comecei a estudar aqui era em outro prédio alugado pela Seed”, comemorou.   

 “Como professora da casa há muitos anos, fiquei muito feliz de encontrar a escola toda reformada. A gente toma como um pedacinho da nossa casa e vê nossos alunos num ambiente melhor para estudar, com um amplo espaço físico”, revelou a professora do 2º ano, Selma Abreu. 

 A Escola Estadual Augusto Ferraz foi fundada em 1925. Segundo a diretora, Kátia Virgínia, durante esse tempo poucas reformas aconteceram, o que pontua ainda mais a necessidade de uma reforma. Atualmente, a unidade escolar conta com 423 alunos nos três turnos. Nos turnos da manhã e da tarde funciona com turmas de ensino fundamental menor (2º ao 6º ano), com turmas especiais para alunos com correção de fluxo, e os programas Se Liga e Acelera. No período noturno, a escola abriga turmas específicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos para o Ensino Fundamental (EJAEF) e Educação de Jovens e Adultos para o Médio (EJAEM).

Arrumando a escola

 Para assegurar uma volta tranquila aos estudantes esta semana, a direção da escola organizou um mutirão para realizar uma grande faxina na escola reformada. Servidores e alguns membros da comunidade escolar somaram-se desde a última sexta-feira na atividade. Entre os ajudantes, estava a professora aposentada Maria Lúcia Santos Lima, que apresenta uma relação peculiar com a escola; ela atuou durante 26 anos na Escola Estadual Augusto Ferraz.

 “Para mim, está sendo uma maravilha. Vim dar uma força, porque sei que muitos lutaram por esta reforma. Acredito que a reforma vai proporcionar um melhor ambiente para o desenvolvimento dos alunos. Eles vão ter mais estímulo para estudar. O Augusto Ferraz sempre foi uma casa para mim. Vê-la reformada é um verdadeiro presente”, afirma a professora aposentada.

 Outra colaboradora que chamou atenção foi a servidora Edilma de Santana Silva, que foi aluna da Escola Augusto Ferraz durante o ensino fundamental e há 13 anos trabalha nessa unidade de ensino. “Fico muito feliz em ver a escola toda reformada. Muitos moradores me procuram quando souberam da nossa volta para saber o período de matrículas, pois tem muito interesse de ver seus filhos matriculados aqui”, conta a servidora.

Melhorias

 A equipe de engenheiros da Seed tomou cuidado para preservar as características do prédio da Augusto Ferraz ao fazer o projeto de reforma da escola, já que trata-se de uma edificação histórica. Foram feitas demolições e execução de reboco nas paredes internas e externas em áreas que apresentavam deterioração;  reforma de banheiros e construção de banheiros adaptados, revisão de madeiramento, instalações sanitárias e substituição de louças e metais, colocação de foro de PVC, execução de rodapé e aplicação de piso de alta resistência.
 A obra contempla ainda a substituição de piso e rodapé em assoalho de madeira, pavimentação da área externa, remoção e substituição das esquadrias danificadas e pintura geral de todo o prédio. O muro do Augusto Ferraz está sendo reformado. Será construída uma casa de gás mais segura e nos padrões recomendados pelo Corpo de Bombeiros.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.