[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

 

Lucas Sousa Cruz tem 15 anos, mora no bairro Santa Maria e pensa em tornar-se um profissional de kickboxing. “Estou treinando muito para aprender e dominar as habilidades por questão de defesa pessoal e, mais adiante, para ser um profissional e orientar os outros com base naquilo que sei”. O sonho de Lucas tornou-se possível com o funcionamento do projeto Vida Alegre na Escola Estadual de Esportes Professor Kardec, construída pelo Governo do Estado no bairro Santa Maria, em Aracaju.

O espaço, inaugurado na última semana pelo governador Marcelo Déda com a presença do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, abriu suas portas, esta semana, para a prática de uma série de modalidades esportivas com a participação de 400 alunos do Santa Maria.

Pioneiro em Sergipe, o complexo esportivo foi criado para oferecer aos alunos a inserção em até duas modalidades esportivas, fortalecendo a saúde com a prática esportiva e promovendo o desenvolvimento socioassistencial dos educandos e suas famílias.

A prioridade absoluta é dada a crianças e adolescentes que se encontram em situação de extrema pobreza. O espaço de inclusão cidadã através do esporte integra os planos Sergipe Mais Justo e Brasil Sem Miséria, e é mantido pelas secretarias de Estado do Esporte e Lazer (Seel) e da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides).

O professor de futsal, José Eronides, destacou a experiência pessoal durante as aulas. “Eu ensino a prática e os fundamentos do futsal, mas também aprendo com eles”, afirmou. O aluno Gleison Edy chamou a atenção dos demais por dominar as “embaixadinhas” do futebol. “Quero dominar as técnicas ainda mais e investir na carreira”.

Para a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, mais do que formar atletas, a Escola tem papel fundamental na formação cidadã dos alunos. “Mais importante do que descobrir grandes talentos, o que será ótimo, é garantir a esses meninos e meninas a oportunidade de crescer num ambiente saudável, livre de vícios e com ensinamentos de disciplina, saúde, perseverança”, enfatizou.

Estrutura

A Escola Professor Kardec possui quadras coletivas, uma academia de artes marciais e uma área designada aos primeiros-socorros, tudo numa área de quase 2 mil m², fruto de um investimento de R$ 793 mil.

Ortência Maria dos Santos, coordenadora administrativa da Escola, emocionou-se ao falar da importância do complexo. “É gratificante estimular a cidadania e a disciplina a partir do esporte. Além disso, podemos sempre dar assistência e controlar as atividades das crianças. Todas as vagas foram preenchidas”.

Com a meta de atender integralmente aos educandos e prestar assistência social às suas famílias, a escola já oferece 11 modalidades esportivas: futebol, voleibol, handebol, basquetebol, futsal, karatê, boxe, taekwondo, judô, jiu-jitsu e kickboxing.

O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, acompanhou o primeiro dia das aulas esportivas e se impressionou com o desenvolvimento do processo. “Este primeiro dia surpreendeu. A estrutura está funcionando normalmente. É uma satisfação poder formar cidadãos por meio do esporte e trabalhar para a família, além de destacar futuros atletas”.

A Escola de Esportes funciona de segunda a sexta durante a manhã e a tarde, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30. Os alunos, que possuem entre 7 e 17 anos, recebem lanche durante os intervalos da prática esportiva.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.