[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Alunos do Colégio Estadual Presidente Médici estão tendo a oportunidade de realizar negócios nesta sexta-feira, 13, durante a realização da “Feira do aluno empreendedor” que acontece na própria instituição de ensino. A ação, planejada ao longo do ano, é resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e objetiva estimular a cultura empreendedora entre os jovens estudantes do ensino médio.

De acordo com o diretor da unidade de ensino, professor José Wilton de Oliveira, as aulas de Empreendedorismo, que contemplam os temas “Aprender a Empreender” e “Junto seremos fortes”, já fazem parte da grade curricular do Colégio Médici desde o ano de 2006. Neste ano de 2009, segundo o diretor, 350 alunos das 2ª e 3ª séries dos turnos da manhã, tarde e noite, foram contemplados com aulas de empreendedorismo.

Para ele, a parceria entre a Seed e o Sebrae está possibilitando que alunos criem novas expectativas. “Temos exemplos de alunos que não quiseram fazer o concurso vestibular, mas buscaram alternativas que estão garantindo uma boa renda”, ressaltou.

Culinária e Artesanato

A culinária é um dos pontos mais fortes da feira de empreendedorismo. O aluno do 2º ano do ensino médio, Johnatha Passos Araújo, comercializou sucos e refrigerantes.  Johnatha colocou sua barraca ao lado das colegas que vendiam salgados. “Aprendemos muito durante as aulas. Temos que criar e aproveitar as oportunidades”, disse o aluno.

Barracas com produtos artesanais também foram expostas pelos alunos. A Feira conta ainda com a participação de outros estudantes do colégio que, mesmo não recebendo as aulas de Empreendedorismo, são incentivados pela direção e professores a pensar como empreendedores.

Comercializar e investir

Edna Varjão é uma das professoras da disciplina Empreendedorismo do colégio. Em suas aulas, Edna divide a atenção dos alunos entre a teoria e a prática. A professora disse que perceber as habilidades de cada um dos alunos pode ser fundamental para alcançar o resultado desejado.

“Muitas vezes, ao longo do ano letivo, eles descobrem um dom, um talento para alguma atividade. Temos que ter sensibilidade para orientá-los”, completou a professora. Ela disse ainda que além de confeccionar e produzir, os alunos desenvolvem o hábito de comercializar e investir. Eles foram orientados por professores capacitados pelo Sebrae.

Outras unidades

A Feira do Estudante Empreendedor também acontecerá no Colégio Estadual Glorita Portugal, na próxima sexta-feira, dia 20 de novembro, a partir das 8h. Esta instituição de ensino está localizada no Conjunto Eduardo Gomes, município de São Cristóvão.

Esta mesma parceria atende alunos dos colégios estaduais Edézio Vieira de Melo, em Capela e Joana de Freitas, em Propriá, além do Médici e Glorita Portugal. No total, são beneficiados com aulas de empreendedorismo 1,5 mil alunos da rede pública estadual.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.